Banca de DEFESA: MEIRE PEREIRA CHECA

DISCENTE : MEIRE PEREIRA CHECA
DATA : 29/07/2021
LOCAL: Ambiente Virtual

A PSICOLOGIA DIANTE DE DEMANDAS ESCOLARES NOS CENTROS DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) EM SALVADOR-BA: APONTAMENTOS ÉTICO-POLÍTICOS

Atuação de psicólogas. Centro de Referência de Assistência Social. Demandas Escolares. Medicalização. Interseccionalidade

Esta pesquisa tem como objetivo compreender a atuação de profissionais de psicologia nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) no município de Salvador-BA diante da demanda escolar direta ou indireta. Inicialmente, a pesquisa tece considerações sobre a história da política de assistência social no Brasil desde os tempos coloniais, a fim de analisar o discurso oficial que sustenta a mais recente criação e funcionamento dos CRAS no país. Em seguida, aborda o discurso oficial da política socioassistencial com destaque para o exercício de profissionais de psicologia, bem como os documentos produzidos pelo sistema conselhos acerca dessa atuação. O referencial teórico fundamentou-se nas contribuições da Psicologia Escolar e Educacional em uma perspectiva crítica, como em autores críticos no campo da Psicologia Social. Posto isso, apresenta a pesquisa de campo, de cunho qualitativo, da qual participaram oito profissionais de psicologia que atuavam em CRAS de diferentes territórios do município de Salvador-BA. Como procedimento, realizamos entrevistas semiestruturadas, por meio das quais foi possível conhecer como tem se dado o acolhimento, o encaminhamento e o acompanhamento das demandas escolares por parte destas profissionais; as concepções acerca das famílias pobres e das escolas públicas, além de alcançar alguns sofrimentos disparados a partir da experiência de trabalho. A análise do material, à luz do referencial teórico adotado, aponta que o público que mais busca as profissionais da psicologia levando demandas escolares são mulheres pobres, em sua maioria negras, que acompanham seus filhos em busca de atendimento clínico individualizante a partir do encaminhamento inicial feito pelas escolas. Desse modo, buscamos tecer uma análise interseccional, visando a abarcar os atravessamentos sobretudo de classe, gênero e raça que perpassam suas experiências de vida. A Tese finaliza com apontamentos ético-políticos, com destaque para a necessária ampliação do debate, na formação básica e continuada de profissionais da psicologia, sobre as demandas escolares, a adoção de uma linha de ação desmedicalizante e interseccional diante desse público e a urgente articulação entre os serviços públicos que acolhem esse tipo de demanda, a fim de discutir sua incidência e consolidar o compromisso social de profissionais da psicologia no sentido de estabelecer um “fio condutor” integrador das ações sociais, a partir de uma compreensão da relação entre educação e assistência social. A Tese também aponta para a importância de se ampliar a integração das profissionais da psicologia, para efetivamente atuarem em rede e fortalecerem coletivamente as estratégias de superação das dificuldades de atuação nesse campo, o que inclui a luta por condições estruturais até mesmo básicas para o exercício profissional digno. Esperamos, com esta Tese, contribuir para a atuação de profissionais da psicologia na assistência social, evitando o adoecimento, bem como contribuindo para a construção e difusão de práticas interseccionais e desmedicalizantes nesse território.

Presidente - 1878649 - LYGIA DE SOUSA VIEGAS
Externa ao Programa - 2766416 - MARIA IZABEL SOUZA RIBEIRO