Corpos e Culturas na Educação a Distância: um estudo de caso sobre formação e experiência em duas Instituições Públicas de Ensino Superior na Bahia/Brasil
Corpos; culturas; Educação a Distância; formação; experiência; entrelaçamentos; Educação Superior; pandemia; COVID-19.
A pesquisa objetivou analisar os conceitos de corpo, cultura, experiência e formação, e como esses entrelaçamentos se constituem em fundamento para a Educação a Distância em duas Instituições Públicas de Ensino Superior: uma estadual e uma federal. A justificativa do estudo decorre da lacuna encontrada na ausência de investigação sobre corpo e cultura na Educação a Distância no país. Caracteriza-se como um estudo de caso múltiplo, de abordagem qualitatitiva, com inspiração em Minayo (2013). As entrevistas individuais e em grupo, ocorridas no ano de 2020, em tempos de pandemia da COVID-19, foram o principal procedimento para a construção do estudo, sendo acompanhadas pela análise documental. Os sujeitos investigados - estudantes, professores, tutorias e coordenações - produziram sentidos que foram analisados a partir da referência de Verón (1980). O embasamento teórico da pesquisa fundamentou-se na concepção de corpo, cultura, formação e experiência, tendo como foco a Educação a Distância. Foram selecionados, para tal, os estudos de Merleau-Ponty (1999), Le Breton (2007), Silva (2020), Geertz (2008), Silva (2000), Freire (2004), Moura (2017), Larrosa (2011), Santos (2019), Almeida (2003), Peters (2003), Polak (2006), Mill (2010), principalmente. Ao trazer a formação e experiência para o foco do estudo de caso, constata-se que a lacuna verificada da ausência do debate sobre corpo e cultura ultrapassa os limites da Educação a Distância. É um limite da educação como um todo. Como conclusão, indica-se a urgência de tratar os conceitos de corpo, cultura e experiência de maneira entrelaçada na formação, uma Educação com corpos, culturas e emoções, ou seja, o anúncio de um fundamento que requer intencionalidade nas proposições de uma Educação a Distância com corpo e cultura como centralidade.