Banca de DEFESA: NEOMAR LACERDA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NEOMAR LACERDA DA SILVA
DATA : 02/06/2021
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-neomar
TÍTULO:

Práticas de Letramento e professores que ensinam Matemática: participação e aprendizagens


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas de letramento. Prática social. Participação. Aprendizagens. Formação de professores que ensinam Matemática. Leitura e escrita


PÁGINAS: 138
RESUMO:

A presente pesquisa teve como tema geral a participação de professoras/es que ensinam Matemática em práticas de letramento. O contexto deste estudo foi uma comunidade de professoras/es que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental em uma rede pública de ensino. A comunidade reuniu-se, semanalmente, na própria unidade escolar, a fim de realizar estudos e planejar aulas. Para a compreensão da participação, quatro objetivos orientaram o desenvolvimento desta pesquisa: Identificar e descrever o engajamento em práticas de letramento das quais participaram professoras/es que ensinam Matemática; Identificar e descrever a negociação de significados em práticas de letramento em um empreendimento do qual participaram professoras/es que ensinam Matemática; Analisar e caracterizar a constituição identitária de professoras/es que ensinam Matemática participantes de práticas de letramento; Identificar e analisar aprendizagens de professoras/es que ensinam Matemática participantes de práticas de letramento. Com base nesses objetivos, utilizamos uma abordagem qualitativa, cujos dados foram produzidos por meio de observações, entrevistas e documentos e inspirados em constructos teóricos da perspectiva sociocultural do letramento (como eventos de letramento e práticas de letramento) e em constructos da Teoria Social da Aprendizagem, de Etienne Wenger, (como engajamento, negociação de significados, identidade e aprendizagem), analisamos interações a fim de promover uma compreensão teórica sobre a participação de professoras/es em usos de práticas de leitura e escrita no contexto dessas reuniões. Os resultados indicam que a participação das/os professoras/es em eventos e práticas de letramento promoveram aprendizagens relacionadas com a leitura e a discussão de textos, com a leitura e a análise de tarefas e com a elaboração de narrativas de aulas. Essas aprendizagens ocorreram como consequência da participação em uma prática social e na confluência dos seguintes processos: (a) no engajamento tanto em eventos de letramento que organizaram o repertório quanto em práticas de letramento legitimadas e valorizadas pela comunidade; (b) na negociação de significados para selecionar e implementar tarefas conforme o contexto das turmas e em referência a modos específicos, reconhecidos e valorizados, de desenvolver tarefas e elaborar narrativas; e (c) na constituição de identidades como insiders em práticas de usos da leitura e da escrita específicas do contexto, para se socializarem e serem reconhecidas/os como participantes. A análise da participação e das aprendizagens sugere que elas foram constitutivas da organização da própria prática do que se lê e se escreve e do modo como ela foi realizada naquele contexto. Como implicação, esses resultados sugerem que a participação e as aprendizagens em práticas de leitura e de escrita seguiram na perspectiva do letramento docente, em que os membros buscaram socializar-se para assumir a condição de professoras/es que ensinam Matemática. Ao indicar que a participação em práticas de leitura e escrita naquele contexto promoveu aprendizagens das/os professoras/es, vislumbramos a possibilidade desses resultados gerarem reflexões para futuras pesquisas, contextos formativos e políticas públicas em organizar espaços que reconheçam e possibilitem o protagonismo de professoras/es no empreendimento de suas formações.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2226324 - ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA
Interno(a) - 1745317 - JONEI CERQUEIRA BARBOSA
Interno(a) - 630.606.043-04 - MARLECIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA - UFAL
Externo(a) à Instituição - ADAIR MENDES NACARATO - USF
Externo(a) à Instituição - MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA REIS FONSECA - UFMG
Notícia cadastrada em: 29/05/2021 07:39
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