Banca de DEFESA: ALZEMERI MARTINS SANTOS

DISCENTE : ALZEMERI MARTINS SANTOS
DATA : 31/05/2021
LOCAL: Sala RNP do LTI Digital - URL https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/lti-digital.

O ENSINO DE LIDERANÇA PARA A FORMAÇÃO DOS AGENTES PÚBLICOS E O PAPEL DAS ESCOLAS DE GOVERNO: análise da cooperação internacional entre a Escola Nacional da Administração Pública (ENAP) e a Harvard Kennedy School of Government (HKS)

Palavras-chave: Ensino de liderança. Escola de Governo. Liderança Pública. Desenvolvimento de altos dirigentes. Desenvolvimento de liderança.

Diante de tantas transformações advindas da “era do conhecimento”, o Estado, em face do seu poder, mediante escolhas feitas por seu governo e tornadas exequíveis pela Administração Pública, cada vez mais se vê compelido a realizar políticas públicas que sejam efetivas. Para tanto, os agentes públicos necessitam exercitar liderança adequada à natureza e finalidade estatal, que se perquire ser desenvolvida por Escolas de Governo mediante ensino adaptado aos tempos, modelos, modalidades, instrumentos, técnicas e metodologias que alcancem os objetivos almejados. Esta tese foi fruto de investigação exploratória e descritiva realizada por intermédio de pesquisa bibliográfica, documental, além de entrevista oral semiestruturada e questionário estruturado, com o intuito de, analisando o caso da cooperação internacional entre a ENAP e a HKS, extrair os elementos do ensino de liderança utilizados no programa de desenvolvimento de Altos Executivos da Administração Federal, para destes e dos demais colhidos em todo o corpo de pesquisa, propor um modelo de ensino de liderança para atendimento aos agentes públicos do Brasil e consequente utilização pelas Escolas de Governo no país.

Presidente - 3771359 - BARBARA COELHO NEVES
Interno(a) - 005.335.185-12 - LUCIA GRACIA FERREIRA TRINDADE - UFRB
Interno(a) - 040.617.305-25 - MARIA COUTO CUNHA - UFBA
Interno(a) - 1586194 - MARTA LICIA TELES BRITO DE JESUS