Banca de DEFESA: VALÉRIA SIMPLÍCIO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALÉRIA SIMPLÍCIO DA SILVA
DATA : 16/04/2021
HORA: 14:00
LOCAL: EM AMBIENTE VIRTUAL
TÍTULO:

SURDEZ, EDUCAÇÃO E TRABALHO: UM ESTUDO EM ARACAJU/SE


PALAVRAS-CHAVES:

Acessibilidade. Educação Superior. Egresso surdo.Formação educacional. Trabalho


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Esta tese apresenta os resultados de pesquisa que se propôs a investigar as relações entre surdez, educação e trabalho na cidade de Aracaju/Se. A pergunta que mobilizou a pesquisa foi: como a formação educacional dos surdos em nível superior tem contribuído para um maior acesso, permanência e uma melhor atuação deles no mercado de trabalho, na atualidade, em Aracaju/Se? Asquestõesnortearam esse estudo: por que a contratação de surdos no mercado de trabalho ainda é muito tímida, apesar do ingresso desse público à universidade ter aumentado na última década? Quais dificuldades têm se apresentado a esses egressos para o seu ingresso, permanência e atuação no mercado de trabalho? O objetivo geral foi analisar as relações existentes entre a formação educacional de surdos egressos do Ensino Superior e a sua atuação no mercado de trabalho. Para dar início a esse estudo, primeiramente, foi realizada uma pesquisa no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para obter um panorama do estado da arte das produções acadêmicas cuja temática relacionam a formação educacional dos surdos em nível superior e sua atuação no mercado de trabalho, para aprofundamento no processo investigativo da pesquisa de campo. O lócus do campo empírico foi a cidade de Aracaju, capital de Sergipe, e para alcançar os objetivos de pesquisa, a abordagem empregada na pesquisa foi qualitativa de base fenomenológica. As fontes utilizadas foram as narrativas resultantes de entrevistas realizadas com surdos egressos de diferentes cursos de várias instituições de Ensino Superior de Aracaju/Se. A população da pesquisa compreendeu o seguinte perfil: (i) ser egressos do Ensino Superior; (ii) residir em Aracaju; (iii) possuir formação superior a mais de dois anos. Os dados foram coletados utilizando um roteiro de entrevista com questões semiestruturadas. Essas entrevistas foram realizadas em Libras e traduzidas para o Português e a análise dos dados coletados foi realizada com base nas Unidades de Significado de Bicudo (2000), utilizando as seguintes unidades de análise: (i) desempenho acadêmico e formação profissional; (ii) inserção e atuação no mercado de trabalho. Os principais resultados da pesquisa consubstanciaram com a defesa da seguinte tese: as dificuldades de inserção e atuação dos surdos egressos do Ensino Superior no mercado de trabalho de Aracaju/Se não estão relacionadas apenas à qualidade da formação recebida em sua trajetória acadêmcia, em virtude das barreiras de acessibilidade comunicacional, metodológica e instrumental que tiveram que enfrentar durante o percurso acadêmico, e da falta de apoio pedagógico especializado, mas também por conta das barreiras atitudinais que eles se deparam quando tentam acessar o mundo laboral, e da falta de uma política de acompanhamento desses egressos, por parte das Instituições de Ensino Superior, através de parcerias com as empresas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1524738 - ALESSANDRA SANTANA SOARES E BARROS
Externo(a) à Instituição - CLAUDIA PARANHOS DE JESUS PORTELA - UNEB
Presidente - 125.731.595-15 - MIGUEL ANGEL GARCIA BORDAS - UFBA
Externo(a) ao Programa - 1660035 - REGIANE DA SILVA BARBOSA
Externo(a) ao Programa - 2583349 - SHEILA DE QUADROS UZEDA
Notícia cadastrada em: 15/04/2021 14:33
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