Banca de DEFESA: ADRIANA MARTINS MOREIRA

DISCENTE : ADRIANA MARTINS MOREIRA
DATA : 22/03/2021
LOCAL: Sala virtual

A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL (2006 - 2017)

Estado de Conhecimento; Educação de Jovens e Adultos-EJA; Egressos da EJA

Este trabalho intitulado A produção acadêmica sobre egressos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil (2006-2017) está integrado ao grupo de Pesquisa Política e Gestão da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia – FACED/UFBA. Essa investigação tem como objetivo geral mapear e analisar das produções acadêmicas sobre egressos da Educação de Jovens e Adultos – EJA nos programas de pós-graduação em educação, com foco específico nos trabalhos inscritos no GT18 da ANPED e no banco de Teses e dissertações da CAPES de 2006 a 2017. A pesquisa buscou sustentação teórica em autores contemporâneos que ao longo dos anos tem se debruçado em estudos sobre a EJA como: Haddad (2000), Di Pierro (2012), Paiva (2001) e Arroyo (2017). Metodologicamente a pesquisa é do tipo estado do conhecimento, tal como proposto por Romanowski (2006), por se tratar de análise que aborda apenas um setor das publicações sobre um tema estudado, neste caso, produções com a temática egressos da Educação de Jovens e Adultos disponíveis, predominantemente, no Portal de Periódicos, conta ainda com aporte teórico de LUDKE e MENGA. A investigação está pautada na abordagem qualitativa (ANDRÉ, 1995) tendo como objeto de estudo o GT 18 da ANPED (a partir da 29º até a 38º Reunião Anual) e as Teses e Dissertações do Banco de dados da CAPES (2006 a 2017). Para a análise do material selecionado, essa investigação assumiu o caráter essencialmente interpretativo e utilizou a análise de conteúdo a partir de (BARDIN, 2006); (KRIPPENDORFF 1980). Como resultado, destaca-se o número reduzido de produções identificados sobre o tema nesse levantamento, o que demonstra uma lacuna nesse campo de pesquisa. No conjunto das pesquisas analisadas sobre o tema egressos da EJA percebemos uma frequência maior de pesquisas sobre egressos do Ensino Médio e Profissionalizante com foco nas experiências no PROEJA. Identificamos ainda pesquisas que investigaram os egressos da EJA inseridos no Ensino Superior e, com menor frequência, egressos de programa/projetos de alfabetização. As pesquisas apontam que a presença dos sujeitos da EJA no ensino médio e superior não foram acompanhadas de uma formação mais cuidadosa dos seus professores e que, embora os estudantes enfrentem dificuldades nos percursos, avaliam a EJA como um espaço importante para a conclusão da Educação Básica e ingresso no Ensino Superior.

Presidente - 2277317 - GILVANICE BARBOSA DA SILVA MUSIAL
Interno(a) - 040.617.305-25 - MARIA COUTO CUNHA - UFBA