Banca de DEFESA: MARA APARECIDA ALVES DA SILVA

DISCENTE : MARA APARECIDA ALVES DA SILVA
DATA : 30/03/2020
LOCAL: FACED

DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: UMA ANÁLISE DOS SABERES DE EXPERIÊNCIA E DA AÇÃO PEDAGÓGICA

Docência Universitária. Saberes de experiência. Saberes da ação pedagógica.

No plantio pelos territórios da docência, a formação de professores é um campo rico de conhecimento a ser explorado, no qual se pode pesquisar desde a qualificação e atuação profissional até as estratégias e recursos didáticos utilizados pelos professores do Ensino Superior. A pesquisa teve como objetivo compreender como os docentes com formação stricto sensu em Química mobilizam os seus saberes da ação pedagógica, a partir dos seus saberes de experiência na Licenciatura em Química, revelando os seus significados atribuídos no exercício da docência, com vistas a relacioná-los. Esta investigação teve abordagem qualitativa, exploratória e etnográfica. O campo empírico foi o curso de licenciatura em Química do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, situado na cidade de Amargosa. Os participantes do estudo foram três professores da referida graduação, codificados como Outono, Verão e Inverno, com formações inicias em licenciatura, bacharelado e licenciatura/bacharelado, respectivamente. Os dados foram obtidos por meio da observação das aulas dos três colaboradores deste estudo, mediante um cronograma definido por eles e por uma entrevista, realizada de forma individual com cada docente. Emergiu duas categorias da análise de conteúdo: Estratégias de Ensino-Aprendizagem e Avaliação. Na primeira categoria foi evidenciado que os docentes se mostraram sensíveis e tocados para diversificarem, flexibilizarem e até modificarem as suas estratégias didáticas, pois todos eles demonstraram a importância de formar professores de Química mas também de pessoas mais reflexivas e críticas que poderiam utilizar o conhecimento científico além da dimensão da sala de aula. As aulas observadas promoviam a autonomia dos discentes na busca de resoluções das mais diversas situações propostas tanto nas aulas teóricas quanto nas aulas de laboratório. Na segunda categoria, os professores pesquisados foram construindo e mobilizando os saberes da ação pedagógica por meio de mudanças do saber-fazer, avançando da avaliação tradicional clássica para outros de modos de avaliar, objetivando a aprendizagem de seus alunos. Eles foram além do conhecimento da matéria, e atenderam outros aspectos da formação do licenciado em Química ao serem flexíveis, reflexivos e entenderem a diversidade dos discentes e suas complexidades. A prática docente possibilitou aos professores serem “tocados” e ressignificarem as estratégias que envolve tanto o ensinar quanto a avaliar, pois perceberam que as metodologias cristalizadas não estavam sendo suficientes e se abrirem para outras possibilidades de saber-fazer.

Presidente - 005.335.185-12 - LUCIA GRACIA FERREIRA TRINDADE - UFRB
Interno(a) - 287843 - CRISTINA MARIA D AVILA TEIXEIRA