Banca de DEFESA: DARLAINE PEREIRA BOMFIM DAS MERCÊS

DISCENTE : DARLAINE PEREIRA BOMFIM DAS MERCÊS
DATA : 11/03/2021
LOCAL: Sala RNP do LTI Digital - URL https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/lti-digital.

ENTRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS E O NEOLIBERALISMO: o PNBE e a leitura na educação básica

Palavras-chave: Políticas Educacionais. Neoliberalismo. Bibliotecas Escolares. PNBE. Educação Básica.

Com objetivo de investigar as ressonâncias do neoliberalismo no extinto PNBE e no “novo PNLD”, enquanto políticas públicas educacionais de incentivo à leitura na educação básica cujas atuações estão direcionadas às bibliotecas escolares, esta pesquisa foi desenvolvida. Para tanto, a perspectiva qualitativa foi a abordagem deste estudo, cuja natureza analítica é realizada através da pesquisa documental e bibliográfica realizada a partir de levantamento não sistemático. De maneira geral, a pesquisa apresenta inicialmente uma discussão sobre Políticas Públicas, neoliberalismo, o extinto PNBE, o “novo PNLD” e a biblioteca escolar. Como resultados são abordadas as ressonâncias do neoliberalismo no contexto do PNBE, como a ausência de formação de professores, exames em larga escala, individualização do fracasso, ausência de infraestrutura, exposição dos valores investidos acompanhados de afirmações sobre “quantidade de estudantes atendidos” déficit no quadro de funcionários capacitados, lacuna no acesso dos estudantes aos materiais disponibilizados; mostrando como estes fatos “comuns” e encarados como rotineiros estão intrinsecamente relacionados e cooperam para manutenção das desigualdades escolares e sociais, logo, representam interferências neoliberais pela ausência de atuação efetiva do Estado para solucionar os problemas. Concluímos este trabalho defendendo a responsabilização do Estado na garantia dos direitos sociais. O extinto PNBE distribui livros, algo importante, mas que não altera o cenário dos estudantes oriundos de lares iletrados; desse modo, demonstrando ausência de efetividade como um projeto político.

Presidente - 3771359 - BARBARA COELHO NEVES
Interno(a) - 1937925 - RODRIGO DA SILVA PEREIRA