Banca de DEFESA: OTAVIO LUIZ PINHEIRO ARANHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : OTAVIO LUIZ PINHEIRO ARANHA
DATA : 22/02/2021
HORA: 15:00
LOCAL: FACED UFBA
TÍTULO:

Leon Trotsky e a Educação: contribuições ao debate sobre educação socialista


PALAVRAS-CHAVES:

León Trotsky. Educação. Socialismo. Revolução. Cultura


PÁGINAS: 250
RESUMO:

Esta tese objetivou identificar nos textos e obras do revolucionário russo Léon Trotsky (1879-1940) suas possíveis contribuições para o campo da Educação e, em particular, para o debate sobre as possibilidades da educação socialista. Com tal propósito, pretendemos construir uma posição teórica neste campo, fundamentada em seus escritos e elaborações. Nossa pergunta de partida foi: que contribuições teóricas para o campo da educação é possível extrair das obras e escritos de León Trotsky? Como desdobramento dessa pergunta, construímos as seguintes questões: a) Em quais obras, em que contexto, de que modo, com quais categorias e em quais relações León Trotsky aborda a questão da Educação? b) Qual a posição teórica de León Trotsky sobre a construção de uma educação socialista? c) Com base em seus escritos sobre educação é possível extrair elementos teóricos para subsidiar a construção de uma teoria educacional? Para responder a estas questões, selecionamos obras escritas e publicadas no período de 1917-1923, auge do processo de consolidação e manutenção do poder soviético. Neste sentido, identificamos no período selecionado, a presença de nosso objeto de estudo no seguinte material produzido pelo autor: Terrorismo e comunismo (1920); Saber militar e marxismo (1921); Escritos militares (1921); Reflexiones sobre el partido (1923); Questões do modo de vida (1923); os textos Como empezar (1923), Contra la burocracia, progresista y no progresista (1923), presentes em Problemas de la vida cotidiana; os textos Work: the Basis of Life (1920), “Thou” and “You” in the Red Army (1922), Alas, we are not accurate enought! (1921), The Red Army, seedbe of enligtenment (1923), Tasks of Communist Education (1923), Big and Small (1923), Sciense in the task of socialist construction (1923), pertencentes a Problems of Everedy Life (edições espanhola e inglesa de Questões do Modo de Vida); e Literatura e revolução (1923). Com base em suas obras, identificamos três movimentos ou relações gerais nas quais León Trotsky abordou a questão da educação cada uma deles, constituímos uma categoria de análise que expressa os capítulos desta tese, no qual desenvolvemos a análise de seu pensamento e do contexto no qual ele está inserido. Assim, construímos três capítulos: 1. Educação e Guerra; 2. Educação e Modo de Vida; 3. Educação, Arte, Cultura e Socialismo. Concluímos que León Trotsky possui contribuições teóricas para o campo da educação. Que ele aborda a questão da educação de acordo com as tarefas necessárias a cada etapa da luta de classes e do desenvolvimento histórico social da revolução russa?; que antes da classe operária tomar o poder político, a principal tarefa dos revolucionários é realizar a educação política da classe, o que significa orientá-la em direção a uma revolução socialista; que após a classe operária tomar o poder político, ou seja, no período de transição, as tarefas da educação se alteram e passam a ser ordenadas, em um primeiro momento, em torno da defesa física da ditadura do proletariado, o que exige uma educação militar especializada; em um segundo momento, ao trabalho de reconstrução econômica, cultural e do modo de vida da população, o que exige uma educação mais ampla, enriquecedora da cultura geral e; em um terceiro momento, passado as fases anteriores das carências materiais e culturais elementares, a educação poderá assumir um nível mais elevado de desenvolvimento cultural e artístico na formação de um “novo homem” de tipo socialista. Com base na leitura de seus escritos, interpretamos que para León Trotsky a educação socialista não é possível no interior de uma sociedade capitalista, que a educação necessária para o presente momento, em uma sociedade divida em classes sociais com interesses materiais antagônicos, cuja classe dos capitalistas explora a força de trabalho das classes alheias, é uma educação do tipo revolucionária.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1172313 - ELZA MARGARIDA DE MENDONCA PEIXOTO
Interno(a) - 1130452 - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL
Externo(a) ao Programa - 1802103 - CARLOS ZACARIAS FIGUEIROA DE SENA JUNIOR
Externo(a) à Instituição - PEDRO LEÃO DA COSTA NETO
Externo(a) à Instituição - EURELINO TEIXEIRA COELHO NETO
Externo(a) à Instituição - GILCILENE DE OLIVEIRA DAMACENO BARÃO - UERJ
Externo(a) à Instituição - MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES PEREIRA
Notícia cadastrada em: 10/02/2021 13:16
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