Banca de DEFESA: MAGNO CLERY DA PALMA SANTOS

DISCENTE : MAGNO CLERY DA PALMA SANTOS
DATA : 04/02/2021
LOCAL: Remoto, via RNP

ENTRE QUALIDADE, VIRADAS PROFISSIONAIS E FUTUROS NA DOCÊNCIA: o Pibid e a produção de docentes supervisores/as

PALAVRAS-CHAVE: Discursos. Pibid. Experiência. Supervisão. Governamentalidade.

Esta Tese tem como objeto de estudo a experiência da supervisão do Pibid. Fundamentada pelos estudos pós-críticos, com destaque a Michel Foucault e a produção de sujeitos, a questão principal foi: como são produzidos sujeitos na experiência da supervisão no Pibid da UESB no campus de Vitória da Conquista-BA? Esta questão inspirou o objetivo geral de investigar a produção de sujeitos no Pibid da UESB no campus de Vitória da Conquista-BA, com foco na experiência da supervisão. O argumento defendido foi que há um dispositivo pedagógico de iniciação à docência que constitui a experiência da supervisão pibidiana segundo uma lógica governamental. Tal dispositivo funciona como uma maquinaria prodigiosa destinada a conduzir sujeitos, capturá-los e moldá-los, em uma experiência da supervisão, segundo ordenamento, prescrição, controle de acontecimentos e de imprevistos. O material empírico foi constituído de Editais e Portarias da CAPES/Pibid do Projeto Institucional da UESB, seus relatórios parciais e finais, diário reflexivos/ensaios dos professores/as, relatórios de experiência, entrevistas e observação. Ele foi submetido à análise do discurso de inspiração foucaultiana, no intuito de conhecer discursos e posições de sujeito por eles demandadas. Os discursos envolvidos da constituição de experiências de supervisão foram: da valorização da licenciatura, da qualidade, da inovação, da experimentação, da cooperação, da gestão financeira, do financiamento da educação, da parceria entre instituições, das práticas pedagógicas de excelência, e discursos neoliberais; o pedagógico, da melhoria na formação de professores/as, os discursos de esperança, de regozijo e de aventura, do bom programa, da experimentação, da precariedade das escolas públicas, da necessidade de mudança profissional, da Pós-Graduação, do cuidado produtivo, missionário, da acumulação flexível, do professor reflexivo, da disjunção entre teoria e prática, da preparação profissional da otimização financeira; da aprendizagem pelo uso de práticas experimentais de laboratório; da incerteza; da avaliação de qualidade; dos métodos de trabalho; do aperfeiçoamento docente; da observação da prática; da parceria; da gestão de diferentes turmas; do planejamento didático. A esses discursos correspondem as seguintes posições de sujeito: supervisores/as experientes, inventivos, com bons casos didático-pedagógicos, motivados, empenhados na resolução de problemas referentes ao ensino e a aprendizagem e em diferentes contextos escolares, profissionais-modelos; diferentes, crentes, pesquisadores/as, atentos/as, vigilantes, cuidadosos/as, produtivos/as, missionários/as, reflexivos/as, capacitados/as, eficazes, obedientes, motivados/as, esforçados/as, dedicados/as, incomodados/as; heroicos/as, guerreiros/as, superadores/as de dificuldades, ensaístas, decisivos, temerosos/as, atentos/as, organizados/as, não-cômodos e que agem coletivamente, experts, exemplares, emotivos, complacente, concentrados. O dispositivo pedagógico de iniciação à docência operando pelo poder pastoral se mostrou eficiente na produção pibidiana, em que não identifiquei resistências, questionamentos, posicionamentos contrários ao que foi instituído. Concluo, que pelo olhar da governamentalidade, a experiência da supervisão não foi constituída como um processo transformativo. O Pibid visa a sua pureza, limpeza, celeridade, relacioná-la a situações gerais, a racionalização, indicação do que faz um currículo funcionar, como uma prática pedagógica deve funcionar, quais espaços são mais produtivos às aulas, que tipo de aprendizado deve ser investido, que modelo de docente deve ser seguido. É uma experiência com a produção de sujeitos que performam as ações do dispositivo pedagógico de iniciação à docência, sustentando verdades sobre a formação docente e por elas sendo sustentado.

Presidente - 630.606.043-04 - MARLECIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA - UFAL
Interno(a) - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA