Banca de DEFESA: SÁTILA SOUZA RIBEIRO

DISCENTE : SÁTILA SOUZA RIBEIRO
DATA : 04/02/2021
LOCAL: Remoto - Google meet

O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS POR DOCENTES SURDOS NO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Recurso tecnológico; Língua Brasileira de Sinais; Surdo; Educação Superior.

O uso de recursos tecnológicos no ensino da Libras traz avanços pedagógicos para os docentes, estimulando-os no processo de ensino, uma vez que possibilita maior interação do conteúdo ministrado. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objeto de estudo a análise da influência das tecnologias digitais no processo de ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), na perspectiva de docentes surdos, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Tal investigação foi desenvolvida junto aos docentes surdos (usuários da Libras) da UFRB, nos Centros de Ensino nas cidades: Cachoeira e Amargosa-Bahia. A escolha metodológica, de natureza qualitativa, define o estudo de caso, com uso da entrevista semiestruturada como instrumento de investigação. Com vistas a atender as normativas da ética na pesquisa com seres humanos, este estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética da UFRB e da UFBA. O embasamento teórico que subsidia a presente investigação fundamenta-se nos dispositivos legais: Brasil (2002; 2005); Documentos Institucionais: Relatório de gestão setorial (PROGRAD/UFRB 2015; 2018); Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/UFRB/2019-2030); dentre outros; e em autores, como: Stumpf; Galvão Filho; Galvão Filho e Miranda; Pimentel; Corrêa e Cruz; Vygotsky; Wertsch; Souza; Reis, Corrêa e Ferreira; Bonfim, Araújo e Santos; dentre outros autores que ampliam as discussões sobre a importância das tecnologias digitais no processo de ensino da Libras. Os resultados demonstram que, os docentes surdos utilizam recursos tecnológicos, a saber: notebook, softwares adaptados e acessíveis, videoconferência, fórum de discussão, slides com imagens, ambiente virtual de aprendizagem (AVA), videoaulas, glossários, tradutor virtual, dicionário digital, dentre outros, como influenciadores no processo de ensino da Libras, trazendo avanços em sala de aula. Esperamos com esta tese contribuir para o compartilhamento e reflexão acerca dos recursos tecnológicos para o ensino da Libras utilizados na instituição pesquisada, na expectativa da inclusão das tecnologias apresentadas nesta pesquisa na composição de uma cartilha, como um Produto de Tecnologia, disponibilizado pela Editora UFRB.

Presidente - 040.773.265-91 - THERESINHA GUIMARAES MIRANDA - UFBA
Externo(a) à Instituição - RITA DE CÁCIA SANTOS SOUZA - UFS