Banca de DEFESA: RUY JOSE BRAGA DUARTE

DISCENTE : RUY JOSE BRAGA DUARTE
DATA : 05/02/2021
LOCAL: Via remota (videoconferência)

A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA INTEGRADA AO NÍVEL MÉDIO DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA – 2008 A 2016: CONTRADIÇÕES, POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA

Educação Profissional da Bahia, Educação Profissional Integrada, Educação Profissional Emancipatória, Formação.

A presente tese, defendida no Programa de Pós-graduação em Educação FACED/UFBA, na Linha de pesquisa “Educação, Cultura Corporal e Lazer”, orientada pelo Grupo Lepel/Faced/Ufba tem como objeto de estudo a formação dos estudantes na Educação Profissional Técnica Integrada ao Nível Médio da rede pública do estado da Bahia – 2008 a 2016. Partimos da problematização da subsunção do trabalho ao capital no modo de produção e reprodução da vida no capitalista. Delimitamos a problemática em torno de contradições gerais, especificas e particulares do ensino médio integrado, desenvolvida na Bahia no período de 2008 a 2016. A pergunta síntese respondida foi sobre o que caracteriza a formação da política de Educação Profissional Técnica Integrada ao Nível Médio para estudantes da rede pública do Estado da Bahia entre 2008 e 2016 e, as contradições do currículo integrado, das atividades pedagógicas, do trato com o conhecimento, das condições objetivas para o trabalho pedagógico. O Objetivo geral é sustentar teoricamente uma proposta de formação profissional, integrada, no ensino médio, que parte de uma experiência concreta desenvolvida na Bahia, com base na teoria crítica, para enfrentar contradições presentes no sistema educacional, visando a superação de tais contradições. A fonte de dados foram documentos oficiais, proposta pedagógica, professores e estudantes egressos. Os instrumentos de investigação foram análises de conteúdo, aplicação de dois questionários para aproximadamente 800 participantes. Os resultados expostos em gráficos e tabelas foram discutidos levando em consideração os fundamentos da pedagogia histórico crítica e a educação emancipatória. Concluímos que é necessário enfrentar as contradições, manter a política de formação da educação profissional integrada no ensino médio com base em uma teoria pedagógica crítica, evitar os retrocessos decorrentes da implementação de propostas que alienam os trabalhadores/as e os/as desqualificam em seu processo de formação acadêmica.

Interno(a) - 2277317 - GILVANICE BARBOSA DA SILVA MUSIAL
Interno(a) - 1215033 - CLAUDIO DE LIRA SANTOS JUNIOR