Banca de DEFESA: GLAUBER CASSIANO

DISCENTE : GLAUBER CASSIANO
DATA : 29/01/2021
LOCAL: Sala RNP do LTI Digital - URL https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/lti-digital.

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA-BA: AS POTENCIALIDADES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO DO SUJEITO

Políticas Públicas - Educação. Tecnologias Digitais -Educação. Políticas Públicas Educacionais - Avaliação. Políticas de Educação - Cachoeira - Bahia.

O tema desta pesquisa é a avaliação da capacidade de oferta das políticas públicas educacionais imbricadas ao nível de adoção das tecnologias digitais, no processo de emancipação do sujeito. A categoria em que a pesquisa está situada é um estudo de caso do tipo instrumental e descritivo. A pesquisa se desenvolveu no contexto da produção de bens e serviços públicos no município de Cachoeira-BA, mais especificamente no âmbito da oferta das políticas de educação imbricadas com as tecnologias digitais no ensino básico. O objetivo desta pesquisa visou avaliar a capacidade de oferta das políticas públicas educacionais imbricadas com as tecnologias digitais como potenciadoras da emancipação política dos sujeitos. Especificamente, foram analisados os desafios impostos à (re)definição e execução de novos padrões de gestão das políticas educacionais, compreendendo as interrelações existentes entre Estado, Sociedade e Mercado. Estimou-se a CPBS-Capacidade de produção de bens e serviços e o IP-Índice de produtividade do conjunto das escolas. Por fim, foi apreciado o nível de adoção de tecnologias digitais de cada escola e do conjunto das escolas. O tipo de pesquisa adotado foi o empírico, sendo realizado um levantamento de dados a partir das publicações governamentais e relatórios técnicos junto ao INEP, IBGE, MEC, SEI-BA e in loco nas escolas, secretaria de educação de Cachoeira e do estado da Bahia, seguido de uma análise documental, tendo uma abordagem quantitativa e qualitativa, e método de caráter indutivo. Quanto as técnicas utilizadas para coletar os dados, estas consistiram basicamente na observação assistemática e na análise da documentação. Os resultados alcançados indicaram que: a capacidade ociosa da educação pública no município tem problemas estruturais; a comunidade política está impregnada de patrimonialismo e autoritarismo; há falta de um planejamento estratégico de médio e longo prazo; não havia nenhuma escola pública que tivesse aderido ao Programa de Inovação Educação Conectada; a zona rural tem uma presença significativa no computo final, tanto do número de unidades escolares, quanto no número de alunos efetivamente matriculados; há baixo grau de especialização das escolas; há mesclagem das idades e tipo de ensino respectivamente em um mesmo ambiente/turno; há mescla de alunos com faixa etária diferente na mesma sala de aula; há uma grande capacidade ociosa do sistema de ensino, principalmente nas escolas públicas; não há insuficiência da oferta de vagas na educação do município quando da perspectiva geral, no entanto, quando separado por níveis de ensino, a educação infantil encontra-se com a capacidade ociosa negativa; o segmento da educação infantil e do ensino médio se encontram deficitários; que o índice de produtividade é de 0,77; e que o nível de adoção das tecnologias digitais referente ao território do município é emergente. Dito isto, concluiu-se que o pensar e o agir denominados neste estudo como Administração Política em Cachoeira, encontram-se em muitos momentos desarticulados, descontextualizados e em direções opostas, e que do ponto de vista dos governantes locais, era mais importante exercer uma política voltada para a manutenção do poder, do que se deixar guiar orientados sempre pela finalidade do bem-estar da comunidade acadêmica.

Presidente - 3771359 - BARBARA COELHO NEVES
Interno(a) - 1586194 - MARTA LICIA TELES BRITO DE JESUS