Banca de DEFESA: SARA BETANIA DE SOUZA SILVA

DISCENTE : SARA BETANIA DE SOUZA SILVA
DATA : 18/12/2020
LOCAL: Faculdade de Educação

CURRÍCULO COMO “CONVERSA COMPLICADA”: concepções de currículo a partir de narrativas de professoras

Currículo; Conversa Complicada; Currere.

Este trabalho dissertativo é fruto da pesquisa desenvolvida para conclusão do curso de Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia – UFBA. A referida investigação se propôs desenvolver uma “conversa complicada” sobre currículo com as professoras da Escola Núcleo Municipal Izidro Alves de Jesus e suas anexas, localizadas no distrito da Matinha, da rede Municipal de Feira de Santana e buscou refletir com esses docentes sobre suas experiências de formação curricular e suas narrativas a respeito das vivências e das práticas curriculares desses profissionais, na tentativa de dialogar sobre a relação de suas experiências com as concepções de currículo que desenvolvem em suas práticas em sala de aula. Tem como inspiração a obra de William Pinar que defende a ideia de currículo como “conversa complicada” no sentido de ligar os sujeitos de currículo ao mundo e consigo mesmos, sugerindo o método currere – o correr do curso, em que o currículo é experimentado e vividoarticulação não linear de forma conceitual e temporal entre passado, presente e futuro, ressaltando a experiência cotidiana do indivíduo e sua capacidade de aprender a partir da experiência. Currículo como conversa complicada, segundo este autor, pode ser uma definição de como entendemos currículo, mas também pode ser o método como o praticamos, relacionando-o a aspectos pessoais, culturais, políticos e históricos dos sujeitos. Buscando refletir nas experiências que passaram e que (trans)formaram concepções de currículo de professoras, foram desenvolvidos encontros formativos pautados em diálogos (pesquisadoras/professoras e sujeitos/professoras) sobre os caminhos formativos e profissionais percorridos e que contribuíram para as ideias e concepções que temos hoje. Os encontros foram denominados de formativos porque se constituíram como momentos férteis para construção e ressignificação de conhecimentos. As concepções expressas por meio das narrativas das participantes da pesquisa revelaram o entendimento de currículo relacionado-o à experiência, ao diálogo e aos conhecimentos a serem ensinados como aspectos que atravessam tanto a concepção quanto o desenvolvimento curricular. Trazer o passado de volta é complicar o entendimento construído pela e através da experiência, além de ajudar a reconstruir subjetividades, privilegiando o diálogo sobre currículo.

Presidente - 1000225 - MARIA ROSELI GOMES BRITO DE SA
Interno - 1255526 - MARIA INEZ DA SILVA DE SOUZA CARVALHO