Banca de DEFESA: GENIGLEIDE SANTOS DA HORA

DATA : 16/12/2020
LOCAL: Remoto - Google meet

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: PERCEPÇÃO DAS EDUCADORAS LUSO-BRASILEIRAS

Práticas pedagógicas inclusivas. Educação Especial e Inclusiva. Professoras Luso-Brasileira

A presente tese versa sobre as práticas pedagógicas inclusivas no ambiente escolar. O objetivo é discutir a percepção de professoras luso-brasileiras sobre as ações voltadas ao processo de inclusão de alunos com deficiência na Educação Especial no ensino comum, com base nos discursos, abordagens teóricas, práticas pedagógicas, assim como as políticas públicas dos dois países. Os marcos teóricos são a Teoria Sócio-histórico-cultural, de Vygotsky, e a Pedagogia Histórico-crítica, de Saviani, que subsidiaram e evidenciaram os sistemas conceituais e as deliberações pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa empírica qualitativa, do tipo exploratória, que recolhe dados a partir da entrevista individual de roteiro semiestruturado e que privilegiou os aspectos subjetivos para uma melhor compreensão dos problemas vivenciados pelas oito professoras luso-brasileiras que atuam na Educação Especial e Inclusiva do ensino comum, cuja recolha de dados foi feita através de análises documentais e de entrevistas individuais com base em roteiro semiestruturado para oito professoras luso-brasileiras que atuam na Educação Especial do ensino regular. As categorias de análises foram, a saber: a) Educação Especial e Inclusiva; b) práticas pedagógicas inclusivas; e c) políticas públicas de inclusão que evidenciaram os discursos dos professores e apontaram o desenvolvimento de suas percepções individuais e práticas pedagógicas inclusivas, ao tempo em que delinearam seus elementos argumentativos. Os resultados indicaram que nas percepções individuais e coletivas: a) há uma estreita relação entre as experiências escolares e suas atuações, quando as professoras demonstraram conhecimentos diversificados acerca da Educação Especial e Inclusiva; b) há diálogos norteadores das políticas públicas com os eixos definidores de seus planejamentos, que podem impulsionar a inclusão do aluno com deficiência; c) a formação continuada é imprescindível para elas aturem e ampliarem as mediações pedagógicas das aprendizagens específicas de cada aluno incluído; d) há o reconhecimento dos conteúdos mediados, com possíveis transferências para os contextos escolar e social; e) declaram que os insuficientes conhecimentos  sobre as práticas pedagógicas inclusivas podem interferir negativamente na aprendizagem dos alunos incluídos, pois o sucesso das ações demandam domínios formativos no que tange à competência técnica e política para a que a inclusão de alunos com deficiência se efetive com qualidade. Conclui-se que há estreitas relações entre as políticas públicas que permeiam os encontros entre professor e aluno na condição criadora, na compreensão e no encaminhamento de soluções dos problemas contextuais. A teoria e a prática refletidas indicam a relação dinâmica entre si, presente nas análises de tais práticas e no compromisso político. Este assume vital importância e confere um rumo à competência técnica e às práticas pedagógicas inclusivas como estratégias de mediações. Isto quer dizer que o compromisso político de todos os sujeitos envolvidos na Educação Inclusiva pode minimizar as dificuldades percebidas no processo de inclusão do aluno com deficiência no sistema educativo. Esta pesquisa reafirma a importância de colocar no centro dos debates a garantia de permanência de alunos com deficiência no ensino comum. Eles são os futuros adultos do amanhã.

Presidente - 040.773.265-91 - THERESINHA GUIMARAES MIRANDA - UFBA
Interno - 125.731.595-15 - MIGUEL ANGEL GARCIA BORDAS - UFBA