Banca de DEFESA: JOADSON ALVES SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOADSON ALVES SILVA
DATA : 14/12/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Sala RNP do LTI Digital - URL https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/lti-digital.
TÍTULO:

Fundamentos que sustentam as práticas dos professores de didática do curso de Pedagogia da UESB.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Fundamentos. Didática. Práticas Pedagógicas. Docentes. Curso de Pedagogia – UESB.


PÁGINAS: 101
RESUMO:

O presente estudo consiste em analisar os fundamentos que sustentam as práticas dos professores de didática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Para efeito de concretização desta proposta, partimos da compreensão que a prática docente não pertence exclusivamente ao professor, mas em sua estruturação possui atravessamentos que afetam diretamente a ação desses mestres. Nos propomos a explorar esse universo que antecipa a ação docente lhe fornecendo sentido e direção. Diante disso, o presente estudo buscou analisar os fundamentos que sustentam as práticas dos professores de Didática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, no curso de Pedagogia, campus de Itapetinga. Neste fim, especificamente procuramos: a) descrever o perfil profissional do Pedagogo a partir das Diretrizes Curriculares; b) caracterizar com base no Projeto Pedagógico o quadro estrutural do curso de Pedagogia da Instituição; e c) identificar no ementário das disciplinas Didática Geral e especificas, os embasamentos norteadores que orientam às práticas dos professores que lecionam esses componentes. Para fins de embasamento teórico, foi estabelecido um diálogo com autores que se debruçam sobre essa temática, dentre eles, Gimeno Sacristán, Selma Garrido Pimenta, Demerval Saviani, Jose Carlos Libanêo, Maria Amélia do Rosário Santoro Franco, Iria Brezezinski e outros. Os passos metodológicos se inclinaram para realização de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com método segundo os objetivos com características descritivas e analíticas. De acordo com os procedimentos usados para abordar os objetivos, a pesquisa foi classificada como documental e do tipo estudo de caso, de cunho exploratório, onde foi utilizada a técnica de observação da documentação de forma assistemática. O instrumento de coleta de dados envolveu a análise de conteúdo simples da documentação de fonte primária do tipo documento oficial institucional. Como resultado, foram analisadas e discutidas as Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia e o Projeto Político Pedagógico elaborado pelos membros da Instituição. Com base nas observações e reflexões fundamentadas foi possível considerar que a ação desses professores se faz sobre uma estruturação fragilizada, uma vez que suas práticas possuem influências institucionais que impõe a construção de ações pedagógicas fundamentada por uma pedagogia tecnicista que didaticamente visa fornecer aos egressos do curso uma quantidade variada de habilitações no único propósito de atender o mercado de trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3771359 - BARBARA COELHO NEVES
Interno - 040.617.305-25 - MARIA COUTO CUNHA - UFBA
Externo ao Programa - 997421 - UILMA RODRIGUES DE MATOS
Externo à Instituição - EDMACY QUIRINA DE SOUZA - UESB
Externo à Instituição - JANAINA FERREIRA FIALHO - UFS
Notícia cadastrada em: 12/12/2020 10:35
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