Banca de DEFESA: RAILZETE SANTANA TRINDADE

DISCENTE : RAILZETE SANTANA TRINDADE
DATA : 11/12/2020
LOCAL: Remoto

O ensino público secundário além das políticas de urbanização: O Centro Educacional Luiz Pinto de Carvalho (1957-1977)

Memória; Instituições Escolares; Histórias da Educação Pública Secundária, Ginásio Estadual Luiz Pinto de Carvalho

Esta pesquisa tem por objetivo analisar um conjunto de aspectos relacionados ao Ginásio Luiz Pinto de Carvalho, uma das primeiras escolas estaduais de ensino secundário em Salvador, e o tipo de formação que ofertava a seus alunos desde sua subordinação ao Ginásio da Bahia, em 1957, até 1977 quando torna-se o Complexo Escolar Luiz Pinto de Carvalho. O trabalho se insere no campo histórico, privilegiando elementos da instituição como alunos, professores, normas disciplinares, e cultura escolar. Como suporte teórico, o estudo se aproxima das abordagens sobre Nova História Cultural, trilhando caminhos plurais com esse novo fazer historiográfico trazido por CHARTIER (1990), quando trata das relações que as sociedades mantêm com o passado na história e na leitura do tempo; dos enfoques trabalhados em FORQUIN (1993), LE GOFF (2003) e sua discussão sobre passado e presente enfatizando a consciência histórica. Buscamos, também, apoio na bibliografia pertinente às instituições escolares, principalmente nas publicações de NOSELLA e BUFFA (2009). A pesquisa baseia-se em fontes como documentos escolares, regimentos internos, periódicos, Diários Oficiais do Estado, documentos localizados em órgãos da Secretaria de Educação do Estado.

Presidente - 001.899.745-75 - SOLYANE SILVEIRA LIMA - UFRB
Externo ao Programa - 2338955 - KELLY LUDKIEWICZ ALVES