PERCEPÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: um estudo na Rede Municipal de Salvador
formação continuada de professores e gestores; inclusão; rede municipal de Salvador.
Essa dissertação objetivou verificar como acontece a formação continuada na
perspectiva inclusiva dos professores e gestores que atuam em escolas
municipais de Salvador. A coleta de dados foi feita através de entrevistas
semiestruturadas com 04 professores, 03 coordenadoras pedagógicas e a
gestora da Coordenadoria de Inclusão Educacional e Transversalidade, setor
que faz parte da Secretaria Municipal de Educação. A análise dos dados foi
feita com base na Fenomenologia, como trajetória de pesquisa. A partir das
entrevistas foi possível identificar as unidades de significado que surgiram:
formação inicial, formação continuada e saberes profissionais e experienciais.
Na formação inicial dos docentes, metade deles cursou a disciplina Educação
Especial, mas afirmaram que a disciplina não foi relevante para suas práticas e,
a outra metade não teve no currículo obrigatório de seus cursos nenhuma
disciplina nesta área. Em relação à formação continuada, todos os
participantes fizeram cursos de pós-graduação, o que demonstra o interesse
pela qualificação profissional. Porém, nem todos os cursos são voltados para a
prática na função que exercem. Foi constatado que as formações em serviço
oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação não são acessíveis a todos
os profissionais que atuam em escolas municipais de Salvador, tanto
professores quanto coordenadores. Por meio dos relatos, foi identificado que
há trocas de conhecimento e experiências, mas os professores não têm
conhecimento sobre o papel que o coordenador pedagógico pode exercer para
a formação docente. Foi possível constatar que há a necessidade de formação
com toda a equipe pedagógica, as quais devem acontecer regularmente. As
formações colaborativas poderiam ocorrer no ambiente escolar, no entanto, o
espaço físico nas escolas municipais de Salvador é, em sua maioria, impróprio
e há a dificuldade em ajustar horários disponíveis para reunir todo o grupo de
professores. Pelos relatos dos sujeitos da pesquisa é possível perceber que a
formação inicial, continuada e em serviço tem sido insuficientes para a melhoria
das práticas pedagógicas para ensino dos alunos na perspectiva da inclusão
educacional.