CANTE DE LÁ QUE EU CANTO DE CÁ: CULTURA LÚDICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Cultura Lúdica. Conduta Lúdica Docente, Ludicidade.
O presente estudo nasce das inquietações vivenciadas no exercício da docência em classes de Educação de Jovens e Adultos – EJA - e revela a premissa de que nessas classes se faz necessário compreender os educandos como protagonistas da sala de aula, lócus onde suas histórias de vida devem ser reconhecidas e compreendidas nos campos sociais e políticos. A investigação segue o método etnográfico de abordagem qualitativa e tem por objetivo compreender como se manifesta a cultura lúdica dos educandos no contexto da Educação de Jovens e Adultos, para trazer à tona o lugar que esta ocupa na prática pedagógica deste segmento de ensino. O campo empírico se constitui de duas escolas da rede municipal de ensino de Salvador. Neste estudo propõe-se, ainda: 1) analisar como os educandos da EJA expressam/evocam suas experiências provenientes da cultura lúdica no cotidiano escolar; 2) reconhecer como docentes da EJA mobilizam a cultura lúdica dos educandos em suas práticas pedagógicas; 3) contribuir para a construção de uma perspectiva pedagógica que valorize a cultura lúdica na Educação de Jovens e Adultos. O aporte teórico assenta-se em autores referendados como ALVARES (2012), BROUGÈRE (1998, 2002, 2010), D`ÁVILA (2005, 2008, 2013, 2016, 2017, 2018), LOPES (2004), LUCKESI (2000, 2002, 2016), FORTUNA (2004; 2010), FRIEDMANN (1996), HUIZINGA (2014), ORTIZ (2005), FREIRE (1967, 1985, 1996, 1997, 2001), KISHIMOTO (1998, 2000, 2003) dentre outros. A relevância da presente pesquisa pode ser constatada quando identificamos que, apesar de haver diversos estudos que contemplam as temáticas da ludicidade e cultura lúdica nas práticas pedagógicas, são raras as pesquisas que abordem tais categorias na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos, revelando-se, pois, uma lacuna existente nos Programas de Pós-Graduação no Estado da Bahia e no Brasil. Os resultados indicam a constituição das classes da EJA como grupo social produtor de cultura, com forte vínculo afetuoso entre docente e educandos no qual a mobilização concernente à cultura lúdica se dá pela interação, cumplicidade, partilhas e solidariedade através do processo virtuoso da conduta lúdica docente.