CORPOS NEGROS E IDENTIDADES NO TEMPO PRESENTE: EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DA UNIVERSIDADE FEDERAL RECÔNCAVO DA BAHIA - CFP/UFRB
corpos negros na educação superior; políticas de ações afirmativas; experiências de identidades negras.
Esta tese objetivou compreender como as/os estudantes negras e negros do Centro de
Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia CFP/UFRB
realizam a (des) construção e mobilização de suas identidades negras, a partir dos seus corpos.
De cunho qualitativo, realizou-se um estudo de caso, com base em documentos, fontes
primárias e secundárias, entrevistas semiestruturadas, diário de campo, entre outros. A partir
da investigação de aspectos históricos sobre a origem da UFRB em meio a transformações
econômicas, políticas e educacionais, no Brasil, como a ampliação e interiorização do ensino
público federal, passeou-se pela organização administrativa, acadêmico-científica, dinâmica
sociocultural e étnico-racial do CFP/UFRB. Este centro foi escolhido por possuir 66,32% de
estudantes negras e negros. Abordamos o processo de implementação das políticas de ações
afirmativas no Brasil, em específico, a adoção das cotas raciais, cuja ação do movimento
social negro foi precípua para garantir o acesso das populações negras ao ensino superior
público, onde predominava a exaltação da suposta democracia racial, e levar para a sociedade
a discussão das causas das desigualdades produzidas pelo racismo. Como resultados, as
narrativas possibilitaram a compreensão de como identidades e corpos negros se realizam a
partir do ir e vir cotidiano, de espaços de pertença e múltiplos trânsitos na formação
universitária. Essas narrativas registram o caráter social, cultural e eminentemente político
dos corpos negros no processo de (des) construção e mobilização das identidades no processo
educacional. Das conclusões, destacou-se a produção de uma educação situada nas tessituras
corporais negras que significam e ressignificam as experiências no âmbito do Centro de
Formação de Professores. Tais experiências possibilitaram transformações importantes na
lógica de pertencimento e de valorização dos corpos e das identidades negras dos estudantes
deste lugar, sendo importante registro do acerto desta política de ações afirmativas na
educação superior no Brasil que viabilizou a efetiva democratização deste ensino, marcada,
também, pela interiorização, o que beneficiou grupos historicamente excluídos do acesso à
universidade