Banca de DEFESA: JACQUELINE NOGUEIRA CERQUEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JACQUELINE NOGUEIRA CERQUEIRA
DATA : 30/10/2020
HORA: 15:00
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

SARAU LITERÁRIO NA ESCOLA NUMA PERSPECTIVA DECOLONIAL.


PALAVRAS-CHAVES:

Saraus. Pedagogização dos saraus. Formação leitora.


PÁGINAS: 160
RESUMO:

Esta dissertação tem como perspectiva mostrar o modo como os saraus literários transgridem
o espaço da literatura na sala de aula, contribuindo para a formação de leitores e produtores de
textos literários a partir de uma prática pedagógica libertadora. A relevância e o interesse
científico dos achados são concernentes a alternativas metodológicas para o ensino de
literatura na sala de aula, que guardam relação com práticas vigentes no mundo extraescolar
dos saraus. Para sua realização, optou-se por uma pesquisa qualitativa voltada para a
pedagogia do sarau escolar – objeto da investigação. Assumindo uma abordagem dialógica,
referendada na pedagogia decolonial e em critérios etnográficos, o texto expõe diálogos com e
entre os sujeitos da pesquisa – professores, alunos e a própria pesquisadora – na busca de
compreensão das características e implicações do uso dos saraus como prática pedagógica.
Tendo como recorte empírico a observação e a análise de saraus realizados em escolas do
Recôncavo Baiano, constata-se a potencialidade pedagógica que as práticas saraulescas
trazem para a formação leitora, no âmbito literário, e para o estímulo à produção de textos que
buscam esse mesmo teor. A partir da percepção do caráter heurístico e libertador dos saraus
de rua, verifica-se também, com essa prática, a possibilidade de inserção de uma literatura
atual e não canônica nos espaços pedagógicos vinculados à escola, inclusive com o contato
estimulador e performático com poetas e rappers. Vale ressaltar que os saraus não chegam às
escolas como prática essencialista de um formato de rua. Guardando as dinâmicas e as
temáticas experimentadas nos saraus de rua, eles sofrem as necessárias adaptações contextuais
ao adentrar no espaço escolar, e encontram abrigo entre professores de diversas disciplinas,
especialmente de Língua Portuguesa. Sua característica axial é a garantia do protagonismo de
estudantes e professores, tornando-os autores e condutores de seu próprio processo de
desenvolvimento. Não existe, nesta investigação, a intenção de fixar metodologias ou ditar
modelos pedagógicos promissores, mas de inspirar os professores na busca de formas
alternativas de efetivação de uma educação transformadora, como prática de liberdade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 073.850.055-00 - DINEA MARIA SOBRAL MUNIZ - UFBA
Externo à Instituição - LUCIANA SACRAMENTO MORENO GONÇALVES - UNEB
Presidente - 127.639.695-34 - MARY DE ANDRADE ARAPIRACA - UFBA
Interno - 1150057 - PEDRO RODOLPHO JUNGERS ABIB
Notícia cadastrada em: 05/10/2020 19:39
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