EDUCAÇÃO E POÉTICA DO MOVIMENTO DECOLONIAL: DANÇA E INTERCULTURALIDADE QUILOMBOLA NA BAHIA E PARANÁ
Educação decolonial; Interculturalidade; Samba de roda; Fandango.
Esta tese objetivou investigar como a educação e as poéticas do movimento decolonial em quilombos, expressas pelas danças do samba de roda e fandango caiçara, podem ser entrecruzadas e ressignificar o entendimento de interculturalidade e de comunidade. Se insere no campo das pesquisas qualitativas. Pesquisa histórica do tempo presente que teve como fontes primárias e secundárias a oralidade, documentos e registros imagéticos. Realizou-se uma revisão de literatura nas áreas da educação, corpo e cultura; produções teóricas e entrevistas com as lideranças quilombolas investigadas; entrevistas com docentes de instituições colaboradoras, o que nos possibilitou registros acerca do conhecimento histórico, dos saberes e fazeres relacionados às práticas corporais dos quilombos. Tese em formato insubordinado, modelo multipaper. Foi realizada uma análise das ações dos quilombolas do Paraná e Bahia com a proposta de contrastar culturas e encontrar relações entre as teorias e os resultados empíricos que se manifestam e compõem esse objeto. Elegemos o Quilombo Buri do município de Pedrão - BA para contrastar com a Quilombo Batuva de Guaraqueçaba – PR. Foi possível estabelecer um processo de aproximação e distanciamento que desvelou entrelaçamentos culturais e dialógicos. Dos resultados, ressaltamos a reflexão realizada a respeito da educação e poética do movimento decolonial, expressos pela interculturalidade e danças de quilombos da Bahia e do Paraná. Das conclusões, evidenciamos o desvelar de uma educação intercultural expressa pelas corpo(reo)grafias do samba de roda e memórias corporais do fandango. Assim, reverberações das práticas educativas nas diferentes comunidades possibilitaram entender que a mediação dos saberes e fazeres é corporificada e, se dá pela processualidade. Portanto, estas expressões são fundamentais para uma educação e uma poética do movimento decolonial em comunidades quilombolas.