Banca de DEFESA: ROSANGELA SOUZA DA SILVA

DISCENTE : ROSANGELA SOUZA DA SILVA
DATA : 23/10/2020
LOCAL: FACED UFBA (REMOTO)

Corpos Negros e Identidades no Tempo Presente: Experiências/Vivências de Estudantes do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal  Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB)

corpos negros na educação superior; políticas de ações afirmativas; experiências de identidades negras

A presente tese objetivou compreender como as/os estudantes negras e negros do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB) realizam a (des) construção e mobilização de suas identidades negras, a partir dos seus corpos. De cunho qualitativo, nesta pesquisa histórica do tempo presente percorreu documentos, fontes primárias e secundárias, entrevistas semiestruturadas, diário de campo, entre outros. Perscrutamos aspectos históricos sobre a origem da UFRB em meio a transformações econômicas, políticas e educacionais no Brasil como a ampliação e interiorização do ensino público federal e, no Centro de Formação de Professores, passeamos pelaorganização administrativa, acadêmico-científica, dinâmica sociocultural e étnico-racial. O centro possui 66,32% de estudantes negras e negros  (SURRAC, 2018). Abordamos o processo de implementação das políticas de ações afirmativas no Brasil. Em específico, a adoção das cotas raciais, cuja ação do movimento social negro foi precípua para garantir o acesso das populações negras ao ensino superior público. Como resultados, as narrativas nos possibilitaram compreender como identidades e corpos negros se realizam a partir do ir vir cotidiano, de espaços de pertença e múltiplos trânsitos na formação universitária.  Estas narrativas registram o caráter social, cultural e eminentemente político dos corpos negros no processo de (des) construção e mobilização das identidades no processo educacional. Das conclusões, destacamos a produção de uma educação situada nas tessituras corporais negras que significam e ressignificam as experiências no âmbito do Centro de Formação de Professores. Estas possibilitam transformações importantes na lógica de pertencimento e de valorização dos corpos e identidades negras dos estudantes deste lugar e importante registro do acerto desta política de ações afirmativas na educação superior no Brasil.

Presidente - 1166900 - MARIA CECILIA DE PAULA SILVA
Interno - 125.731.595-15 - MIGUEL ANGEL GARCIA BORDAS - UFBA