Banca de DEFESA: ARIANE ROCHA FELICIO DE OLIVEIRA

DISCENTE : ARIANE ROCHA FELICIO DE OLIVEIRA
DATA : 25/09/2020
LOCAL: Ambiente Virtual

Meritocracia e projeção de futuro na perspectiva de jovens alunos: a ideologia do mérito na construção da “vida normal”

Meritocracia. Juventude. Escolarização. Escola Pública. Projeção de futuro.

A presente pesquisa tem como objeto a relação entre a meritocracia e a projeção de futuro de adolescentes e jovens em processo de escolarização. De natureza qualitativa, ela objetivou compreender, a partir das perspectivas e vivências de adolescentes e jovens do 9º ano de uma escola pública da cidade do Salvador, como os discursos meritocráticos e seu viés medicalizante impactam na projeção de futuro. Especificamente, buscou compreender como os discursos meritocráticos são assimilados e vivenciados pelos jovens estudantes do 9º ano dentro e fora da escola; conhecer como esses alunos entendem seu próprio processo de escolarização, trajetória escolar e possíveis fracassos; reconhecer qual o papel do mérito na experiência escolar desses adolescentes e jovens estudantes; entender qual o papel da experiência escolar na projeção de futuro dos adolescentes e jovens estudantes do 9º ano de uma escola pública. A fim de alcançar tais objetivos, a pesquisa realizou um trabalho de campo, o qual adotou como procedimentos principais a aplicação de questionário, criação de grupo reflexivo e realização de entrevistas individuais. Partindo da crítica à naturalização do conceito de meritocracia, a tese ressalta os aspectos objetivos, de cunho político, histórico e social, que embasam tal ideologia constitutiva da lógica capitalista neoliberal. Ela também faz uma crítica ao modo hegemônico de conceber a juventude, ressaltando os condicionantes sociais e históricos na construção desse conceito. Além disso, chama atenção para a implicação dos marcadores sociais de exclusão no olhar direcionado para as diferentes juventudes, sobretudo a partir dos discursos discriminatórios no cenário social, dentro e fora da escola. Para entender a reprodução de discursos que pautam a vida e a escolarização unicamente no esforço pessoal, a pesquisa ressalta o papel relevante da ideologia (neo)liberal meritocrática enquanto produtora de modo de vida, chamando atenção para o enraizamento dos condicionantes sistemáticos de maneira naturalizada e fatalista por parte dos jovens da escola pública. Embora embasados na meritocracia, o recorte de classe produz nesses jovens, de maioria pobre e não branca, projeções de futuro pautadas em baixas expectativas de crescimento econômico. Eles projetam uma “vida normal”, constituída pelo acesso a direitos fundamentais de moradia e alimentação, esses sendo promovidos pela centralização no trabalho. Fundamentada em uma perspectiva crítica e interseccional de análise, a presente tese chamou atenção para os aspectos do privilégio de raça e de classe na possibilidade de questionamento do sistema, destacando que a crença no discurso meritocrático pode estar relacionada a um modo de continuar vivendo, mesmo diante das desigualdades sociais, que promovem extermínio do povo pobre e não branco, de forma literal e metafórica. Espera-se, com a pesquisa, contribuir para a reflexão dos leitores a respeito da naturalização da ideologia meritocrática, a fim de questioná-la e problematizá-la, tirando-a do lugar de único modo de vida possível.

Presidente - 1878649 - LYGIA DE SOUSA VIEGAS
Externo ao Programa - 2766416 - MARIA IZABEL SOUZA RIBEIRO