Banca de DEFESA: IVSON CONCEIÇÃO SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IVSON CONCEIÇÃO SILVA
DATA : 24/08/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Faced UFBA (remoto)
TÍTULO:

CRÍTICA ONTOLÓGICA À FRAGMENTAÇÃO DAS PREMISSAS TEÓRICAS E PROGRAMÁTICAS NA PRODUÇÃO/CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DA BAHIA


PALAVRAS-CHAVES:

 Ontologia materialista história e dialética. Produção do conhecimento. Premissas teóricas e programáticas. Educação Física.  Teleologia.


PÁGINAS: 276
RESUMO:

A presente tese de doutoramento é uma investigação ontológica sobre as causalidades postas que influem na fragmentação das premissas teóricas produção científica. Apresenta a seguinte problemática: quais são os nexos causais teleologicamente postos que determinam ontologicamente a fragmentação entre as premissas teóricas e programáticas na produção do conhecimento hegemônica em Educação Física no estado da Bahia? O objetivo foi analisar, compreender e explicar os nexos causais teleologicamente postos que determinam ontologicamente a fragmentação entre as premissas teóricas e programáticas na produção do conhecimento hegemônica em Educação Física no estado da Bahia e apontar possibilidades superadoras a partir de uma síntese ontológica-conclusiva. No campo metodológico se valeu da pesquisa bibliográfica enquanto técnica permanente do processo de investigação e exposição.  Para caracterização dos dados nos valemos da pesquisa descritiva. Para depuração da lógica interna da produção do conhecimento, utilizamos a pesquisa epistemológica a partir da matriz analítica, procedendo da seguinte forma: 1) levantamento das teses nos bancos dados online do EPISTEF/Bahia; 2) leitura analítica das dissertações e teses, para apreensão da concepção de ser humano/sociedade enquanto premissa ontológica; 3) registro da leitura analítica numa planilha Microsoft Office Excel e síntese progressiva considerando os dados apreendidos. O debate central da tese se valeu da ontologia materialista, histórica e dialética, apresentando como centralidade ontológica do desenvolvimento humano o trabalho, enquanto ato teleologicamente guiado para o pôr do fim perante um objeto natural. A partir deste desenvolve suas explicações sobre a relação entre: causalidade natural e causalidade posta; sujeito-objeto; teleologia espontânea e finalística; formação das funções psicológicas superiores; conhecimento cotidiano e científico. Parte do pressuposto que ser humanos e sociedade formam um complexo indivisível. Constata que há três perspectivas divergentes sobre a concepção de ser humano/sociedade: a) primazia do aspecto objetivo; b) ênfase no subjetivo; c) da relação dialética entre subjetivo e objetivo, predominando as duas perspectivas fragmentárias. Dessas compreensões desdobram-se as seguintes concepções de sociedade: natural e impossível de ser conhecida em sua essência e de, consequentemente, ser alterada; 2) sociocultural, mas sua alteração só pode ocorrer na esfera subjetiva individual; 3) enquanto produto histórico que é passível ser conhecida e alterada radicalmente em sua essência. Considerando esse elementos estabelece a relação entre a produção/circulação do conhecimento analisada com a base material expondo enquanto  nexos causais teleologicamente postos quem influem nestas: o subdesenvolvimento como consequência  da contenção das forças produtivas geneticamente ligada ao colonialismo, neocolonialismo e imperialismo; o desenvolvimento desigual na divisão internacional do trabalho entre nação de capitalismo avançado(produtoras) e subdesenvolvidas (consumidoras); infraestrutura nacional pluriparticular entre ilhas regionais altamente produtivas por multinacionais em contradição com grandes áreas pré-capitalista; o desenvolvimento  econômico assentado nos interesses do mercado, em detrimento do progresso social. A síntese ontológico-conclusiva constata a necessidade da produção científica recuperar a ontologia materialista, histórica e dialética enquanto instrumento teórico que possibilita analisar, compreender e explicar a realidade em seu ser-propriamente-assim; preconiza a análise radical, rigorosa e de conjunto dos objetos/fenômenos da investigação científica. Aponta elementos para construção de um programa político por diversos instrumentos de organização e luta da classe trabalhadora para ruptura com os nexos causais teleologicamente postos do  modo capitalista produção da de sociabilidade: a) unidade contraditória e indivisível entre teoria e prática, programa e ações, sujeito e objeto, realidade e pensamento, ciência e política, ciência e ideologia, histórica e projeto histórico, ontologia e teleologia: b) defesa da formação ampliada de professores de Educação Física, como estratégia de ruptura com a fragmentação entre licenciatura e bacharelado; c) formação política dos professores de Educação Física,  e dos professores em geral, para fortalecimentos dos organismos da classe trabalhadora (partidos, sindicatos, associações, movimento de lutas sociais, entidades científicas e outras); d) projeção um desenvolvimento econômico assentado na perspectiva da soberania nacional e na formação humana; e) domínio da ciência, na perspectiva humano-social, para e superação da subordinação tecnológica pautada nos interesses de mercados impostos pelas multinacionais e pelos organismos multilaterais; f) união com as nações que apresentam interesses em libertar-se do jugo do capital, para constituição de uma frente anti-imperialista internacional, para ingressar um processo permanente de revolução pela precipitação do definhamento do sistema metabólico do capital.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1215033 - CLAUDIO DE LIRA SANTOS JUNIOR
Interno - 1130452 - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL
Externo ao Programa - 4298534 - MARIZE SOUZA CARVALHO
Externo à Instituição - SILVIO ANCISAR SÁNCHEZ GAMBOA - UNICAMP
Externo à Instituição - KATIA OLIVER DE SA
Externo à Instituição - JOELMA DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE - UFAL
Externo à Instituição - MÁRCIA MORSCHBACHER - UFSM
Notícia cadastrada em: 14/08/2020 09:16
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