Banca de DEFESA: IVANIA PAULA FREITAS DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IVANIA PAULA FREITAS DE SOUZA
DATA : 31/08/2020
HORA: 14:00
LOCAL: MConf - vídeo RNP
TÍTULO:

ALÉM DAS CERCAS, O QUE HÁ? A Educação do Campo no contexto da Cultura Digital


PALAVRAS-CHAVES:

Educação do Campo, Cultura Digital, Capitalismo, Políticas Educacionais


PÁGINAS: 444
RESUMO:

A tese apresenta a Educação do Campo no contexto da Cultura Digital, dialogando dialeticamente com
o processo de reestruturação e expansão do capital, que tem as Tecnologias da Informação e
Comunicação (TIC) como aliadas. Parte do reconhecimento de que a cultura digital reconfigurou os
modos de produção, acesso e distribuição do conhecimento na atualidade, e gerou novas práticas
colaborativas e sociais. No Campo brasileiro, pessoas de todas as idades se utilizam dos mais diversos
meios tecnológicos, diariamente. Os camponeses, que têm em sua pauta a luta pela terra, pela água e
pelo alimento sem agrotóxico, também reivindicam o conhecimento como direito. A cultura digital é um
tema olhado sob uma desconfiança compreensível, já que, historicamente, as tecnologias sob o domínio
do grande capital não chegaram ao Campo como aliadas dos trabalhadores e sim como parte de um
projeto de desenvolvimento cuja lógica é sempre de dominação para expansão dos interesses do mercado
e expropriação dos camponeses. Nesse sentido, nos interessou conhecer: quais desafios da Educação do
Campo no contexto da cultura digital? Quais características do processo de acesso, produção e difusão
do conhecimento nessa cultura? Como as TIC se fazem presentes no cotidiano do Campo? Como os
camponeses, sobretudo os jovens, se relacionam com essas tecnologias? O acesso de alunos e
professores às tecnologias digitais da informação e comunicação, provoca que alterações no cotidiano
da Escola do Campo? Quais os limites e possibilidades da formação humana no contexto da cultura
digital? Como objetivo buscou-se compreender quais desafios teórico-práticos estão colocados para a
Educação do Campo no contexto da cultura digital. A pesquisa envolveu estudantes, professores,
lideranças de duas comunidades rurais do Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru,
pesquisadores e movimentos sociais da Articulação Interterritorial de Educação do Campo no
Semiárido. O método de pesquisa e de análise foi a perspectiva histórico-dialética. O percurso
constituiu-se da elucidação dos desafios e potencialidades evidenciados na realidade objetiva, a partir
da construção de relações teóricas entre as visões dos sujeitos sobre as tecnologias, os processos
educativos na cultura digital e os princípios que sustentam o conceito de Educação do Campo, tomando
por base as categorias contradição e totalidade, na relação dialética entre particular-geral, tese-antítese,
concreto-abstrato, indivíduo-coletividade, buscando interpretar a realidade social pelo movimento real
das coisas, ultrapassando a aparência e as representações. Dos resultados gerados, destacamos que há
muitos limites na relação dos sujeitos do campo com as TIC, dentre eles, o caráter de apenas
consumidores de conteúdo, que os expõe aos desejos e intenções do capital. Contudo, a realidade
concreta explicita que as TIC podem ser importantes aliadas nas lutas dos trabalhadores, desde que
constituam, sobre elas, uma percepção crítica das relações que as perpassam e se apropriem da
tecnologia na sua totalidade - desde o direito ao acesso, até ao domínio do potencial de produção e
comunicação do conhecimento que ela é capaz de gerar e comunicar. Dentre as conclusões, constata-se
que as TIC constituem parte do projeto de inserção dos valores do capital na educação, os quais são
representados pela forte presença de movimentos que reúnem empresários, como o Todos pela
Educação, que têm influenciado as políticas públicas, sobretudo, as reformas curriculares. A tese afirma
a relação do processo destas reformas com a reestruturação do capital e do trabalho, chamando para o
alinhamento político-pedagógico da Educação do Campo ao projeto histórico emancipador da classe
trabalhadora. Nesse sentido, é preciso discutir as TIC numa perspectiva crítico-superadora voltada,
portanto, ao fortalecimento da Educação do Campo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1130452 - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL
Interno - 287526 - NELSON DE LUCA PRETTO
Externo ao Programa - 4298534 - MARIZE SOUZA CARVALHO
Externo à Instituição - MARIA NALVA RODRIGUES DE ARAUJO
Externo à Instituição - SALOMÃO ANTÔNIO MUFARREJ HAGE - UFPA
Notícia cadastrada em: 14/08/2020 09:16
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA