Banca de DEFESA: ELIABE FIGUEREDO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIABE FIGUEREDO DE OLIVEIRA
DATA : 17/08/2020
HORA: 14:00
LOCAL: FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED
TÍTULO:

Contribuições da biomecânica para o trabalho pedagógico na Educação Física escolar à luz da Abordagem crítico-superadora e da Pedagogia histórico-crítica: limites e possibilidades a partir do software DIPA©.


PALAVRAS-CHAVES:

Biomecânica; Postura Corporal; Cultura Corporal; Formação de Professores; Currículo escolar.


PÁGINAS: 170
RESUMO:

Resumo em Português: O objeto da presente investigação é o trato com o conhecimento da Biomecânica especificamente sobre Postura Corporal na formação de professores e no currículo escolar. A problemática diz respeito a negação deste conhecimento enquanto patrimônio da humanidade e sua contribuição para elevar o padrão cultural dos professores e dos estudantes no que diz respeito à Postura Corporal enquanto conhecimento clássico da Biomecânica do movimento humano e do esporte. A pergunta síntese diz respeito à possibilidade da consideração deste conhecimento clássico na formação de professores e no currículo escolar levando em consideração a aplicação da tecnologia desenvolvida pelo software de avaliação postural DIPA© e, as contribuições da Pedagogia Histórico-critica e da Psicologia Histórico-cultural para elevar a capacidade teórica de professores e estudantes. O objetivo da investigação é apresentar uma síntese propositiva sobre a utilização do DIPA© a partir das contribuições da Abordagem Crítico-superadora da Teoria Pedagógica Histórico-crítica e da Teoria Psicológica Histórico-cultural para a formação de professores e currículo escolar. O percurso metodológico implicou em partir do concreto, da pratica social da Formação de Professores e do currículo escolar aonde constatamos a negação deste conhecimento no currículo, realizamos também análise da literatura que delimitamos considerando critério da contribuição ao debate sobre Cultura Corporal, Educação Física, saúde, Biomecânica, Postura Corporal e currículo escolar o que culminou na Experiência-piloto Postura no Calabar e Postura no Colégio Estadual Marcílio Dias (Salvador/BA). Os dados analisados nos permitem apresentar uma proposição conclusiva para o ensino da Biomecânica especificamente do conteúdo Postura Corporal a partir de subsídios da Teoria Psicológica Histórico-cultural da Pedagogia Histórico-crítica e da Abordagem Crítico-superadora do ensino da Educação Física. Superando-se assim a fragmentação no trato com o conhecimento e a negação deste conteúdo, tanto na formação de professores, quanto no currículo escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1130452 - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL
Interno - 1150057 - PEDRO RODOLPHO JUNGERS ABIB
Externo ao Programa - 4298534 - MARIZE SOUZA CARVALHO
Externo à Instituição - KATIA OLIVER DE SA
Externo à Instituição - JOELMA DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE
Externo à Instituição - CÁSSIA HACK - UNIFAP
Externo à Instituição - JEFFERSON FAGUNDES LOSS - UFRGS
Notícia cadastrada em: 14/08/2020 09:15
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA