Banca de DEFESA: ANDERSON RAFAEL SIQUEIRA NASCIMENTO

DISCENTE : ANDERSON RAFAEL SIQUEIRA NASCIMENTO
DATA : 28/08/2020
LOCAL: via tecnologia remota

UMA ANÁLISE SOBRE ACESSIBILIDADE PARA ESTUDANTES SURDOS EXPRESSAS NO MODELO PEDAGÓGICO VIRTUAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

Estudantes surdos – Educação. Realidade virtual na educação. Acessibilidade. Ensino à distância. Educação inclusiva.

Esta pesquisa traz como objeto de investigação a acessibilidade para estudantes surdos expressa no modelo pedagógico virtual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), direcionando ou não os docentes no sentido de ofertar um ambiente virtual de aprendizagem acessível para o referido grupo, de modo a torná-los autônomos e ativos. Foram discutidos os pressupostos históricos, teóricos e legais na educação de surdos e sua relação com a Educação a Distância. A escolha metodológica, de natureza qualitativa, caracterizada como uma pesquisa exploratória e descritiva utilizou como procedimento de coletas de dados a estratégia do estudo de caso, com observação participante e pesquisa documental. O estudo foi realizado considerando-se o pressuposto no modelo pedagógico virtual da UFRB e a observação participante no componente curricular de Língua Brasileira de Sinais (Libras) do curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância na UFRB. O embasamento que subsidiou a análise dos dados levantados fundamentou-se nos normativos legais brasileiros e institucionais da UFRB, e em autores tais como Vygotsky, Carlos Skliar, Ronice Quadros, Jerome S. Bruner, Lorenzo Garcia Aretio, Greg Kearsley, Daniel Mill, Michael Moore, Oreste Preti, dentre outros. Os resultados demonstraram que embora o modelo pedagógico virtual UFRB seja fundamentado em cinco princípios basilares, e que reconhecidamente este modelo contribui para a prática docente, ele é omisso quanto às necessidades dos estudantes surdos. O documento cita a palavra “acessibilidade” apenas duas vezes, entretanto apresenta como o seu quinto princípio a inclusão digital, aspecto que cita a falta de acessibilidade como um fator gerador de exclusão. Ainda assim não há nenhuma menção nem de como fazer, nem a quem recorrer em busca de auxílio. No que tange a observação participante, analisou-se o guia de produção de material didático em que também se constatou omissão no que tange a acessibilidade de pessoas surdas. Os docentes têm a sua disposição vários recursos visuais a serem utilizados na formatação do ambiente virtual de aprendizagem da sua disciplina. Neste sentido observou-se que na construção do ambiente virtual de aprendizagem de Libras, foram disponibilizados ícones para fácil identificação visual da atividade, vídeos em língua de sinais, filmes indicados em Língua Portuguesa com o recurso de legendas e atividades semanais separados por cores. Entretanto, a partir das reflexões provocadas nesta investigação, ponderamos catorze sugestões e recomendações para a elaboração de um ambiente virtual de aprendizagem, aplicadas inclusive ao componente analisado aqui, isto é, Libras. Diante disso, indicamos que seja reformulado um modelo pedagógico virtual da UFRB e que se ampliem as discussões sobre acessibilidade, desta vez incluindo as pessoas surdas.

Interno - 1524738 - ALESSANDRA SANTANA SOARES E BARROS
Externo à Instituição - ENIEL DO ESPIRITO SANTO - UFRB