Banca de DEFESA: FRANCISLENE CERQUEIRA ALVES

DATA : 21/08/2020
LOCAL: Remoto

AS RELAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES SURDOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Surdos; Relações Sociais;  Educação Superior.

A presente pesquisa doutoral problematiza as relações sociais estabelecidas por estudantes surdos na Educação Superior a partir dos relatos de suas memórias coletivas. Para tanto, foram pesquisadas e analisadas as relações sociais de estudantes surdos por meio das narrativas de suas memórias coletivas, a fim de compreender como eles constituem suas relações sociais na Educação Superior, no contexto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Alguns estudos teóricos foram referenciados para embasar esta pesquisa no que tange à educação de surdos: Quadros (1997, 2004, 2005, 2014), Soares (1999), Skliar (2016), Fernandes (2003), Machado (2008), Bisol e Valentini (2012), Lacerda (2009, 2011 e 2013). Para compreender as relações sociais de estudantes surdos, pautou-se nos estudos de Halbwachs (1990, 2006), Amorin (2013), Mendonça (2007), Felix (2008), Sanchis (2011), dentre outros. Os dados foram coletados por meio de entrevistas em grupos focais, utilizando protocolos para direcionar os temas a serem discutidos nos grupos e realizar as entrevistas semiestruturadas com os alunos surdos. Elas foram gravadas e traduzidas simultaneamente em Língua de Sinais e, posteriormente, para a Língua Portuguesa. Algumas categorias foram analisadas, a saber: a) os tipos de relações sociais que os estudantes surdos constroem; b) as estratégias educacionais para o estabelecimento dessas relações sociais; e c) as barreiras para as relações sociais dos surdos na universidade. Como resultado dessas análises, percebe-se que os surdos estabelecem diversas relações na universidade, usando como meio de comunicação a Libras e também a língua oral, com os professores, colegas e demais profissionais. Os surdos também apresentaram diferentes estratégias para que essas relações fossem efetivadas e superadas as barreiras comunicacionais, atitudinais e tecnológicas nos processos interacionais na Educação Superior. Foi visto que a falta de comunicação inviabiliza as relações sociais desses estudantes universitários. A pesquisa mostrou que existem desafios que ainda precisam ser vencidos pela instituição de ensino superior para que o processo inclusivo de pessoas com surdez seja efetivado e estabelecidas relações sociais simétricas entre os surdos e ouvintes.

Presidente - 040.773.265-91 - THERESINHA GUIMARAES MIRANDA - UFBA
Externo à Instituição - CRISTINA BROGLIA FEITOSA DE LACERDA - UFSCAR