Banca de DEFESA: CATHARINE PRATA SEIXAS

DISCENTE : CATHARINE PRATA SEIXAS
DATA : 19/08/2020
LOCAL: Remoto

O ORALISMO  NA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL E AS OBRAS DE ANA RÍMOLI DE FARIA DÓRIA

História da Educação de Surdos; Método Oralista; Ana Rímoli de Faria Dória

O objetivo principal desta pesquisa de doutorado é analisar os conceitos oralistas presentes em sete livros traduzidos por Ana Rímoli de Faria Dória. Tal análise norteia-se pelos seguintes objetivos específicos: compreender a concepção do método oralista em consonância com o momento histórico analisado, no bojo das articulações políticas e educacionais propostas pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos na gestão de Ana Rímoli de Faria Dória; descrever a materialidade dos impressos traduzidos por Ana Rímoli, destacando a influência de concepções estrangeiras na elaboração de material didático utilizado na formação de professores de surdos; discutir sobre a classificação da surdez na concepção do oralismo no Brasil, as características do referido método; compreender a importância do treinamento audiovisual e analisar a estruturação curricular da didática da fala. Os referenciais desta pesquisa são de caráter histórico e coadunam com as premissas da história cultural, ancorados, sobretudo, nos estudos da História do Livro, História das Disciplinas Escolares e Cultura Material Escolar. Nesse sentido, foram fundamentais as análises de Peter Burke (2005), que concebe a Nova História Cultural como um novo paradigma epistemológico cuja ascensão é conhecida através dos estudos desenvolvidos pelos campos da cultura material escolar, da história da leitura, da história da memória, da história do corpo, dentre outras categorias. Esta pesquisa documental pretende contribuir para os estudos historiográficos acerca da Educação de Surdos, e, por conseguinte, para o campo da História da Educação. Estabelecer diálogos com os impressos de Ana Rímoli evidencia o protagonismo de textos que outrora fortaleceram ideias e conceitos oralistas, subsidiando um projeto de formação de professores de surdos em âmbito nacional. Além de gestora do Instituto Nacional de Educação de Surdos, Ana Rímoli assumiu uma postura de pesquisadora arqueológica, buscando materiais físicos para estruturar um ideário oralista em consonância com o projeto educacional do Brasil naquele período. A disseminação dos impressos (tanto dos traduzidos quanto dos autorais) se fez de forma idiossincrática, alcançando regiões fora do eixo Rio-São Paulo, trazendo para o bojo das discussões sobre educação de surdos os estados das diversas regiões do país.

Interno - 1524738 - ALESSANDRA SANTANA SOARES E BARROS
Interno - 001.899.745-75 - SOLYANE SILVEIRA LIMA - UFRB