Banca de DEFESA: ANTONETE ARAÚJO SILVA XAVIER

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTONETE ARAÚJO SILVA XAVIER
DATA : 30/07/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto via Skipe
TÍTULO:

CIBERATELIÊ BRINC@NTE AMBIÊNCIA LÚDICA E AMBIÊNCIA FORMATIVA DIGITAL NO CONTEXTO DO BRINCAR SOCIAL ESPONTÂNEO NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Ambiência formativa digital; Pesquisa-formação na cibercultura; Baú Brincante; Brincar social espontâneo.


PÁGINAS: 249
RESUMO:

Esta tese objetiva compreender como os dispositivos digitais móveis e a conexão em rede podem potencializar uma ambiência formativa digital para professores do ensino fundamental I, numa escola pública em Salvador – BA. Esta pesquisa está vinculada ao projeto Baú Brincante, desenvolvido no GEPEL – UFBA em parceria acadêmica com a UNEB, a UESB e a Universidade de Paris 13. Teve como questão norteadora: como os dispositivos digitais móveis e a conexão em rede podem potencializar uma ambiência formativa digital para a formação de professores envolvidos no projeto Baú brincante, em uma escola pública em Salvador, Bahia?. . O caminho metodológico está ancorado na abordagem qualitativa, com inspiração etnográfica. Trata-se de uma pesquisa-formação na cibercultura adotando-se a perspectiva epistemológica da multirreferencialidade Adotou-se como objetivos específicos: a) estabelecer diálogos formativos com as professoras da escola-campo no ambiente digital, registrando as observações e reflexões de suas interações com a ambiência lúdica criada com o projeto Baú Brincante; b) refletir, em ambiências formativas, sobre os registros feitos com os dispositivos móveis sobre as observações do brincar social espontâneo na escola; c) Criar repertórios teóricos e metodológicos sobre a formação de professores sensibilizados com o brincar espontâneo na escola. Como principais resultados, pode-se afirmar: a) que os professores demonstraram envolvimento profundo com a construção da ambiência lúdica do Baú brincante; b) demonstraram compreensão e mediação sutil face as interações espontâneas junto as crianças; c) e participação efetiva em seu próprio processo de formação pedagógica no seio do Ciberateliê brincante. Finalmente, pode-se afirmar que com a pesquisa, se coaduna o potencial das interações ciberculturais mediante uso dos dispositivos digitais móveis na construção da ambiência formativa do Ciberateliê brincante - dispositivo formacional co construído entre a pesquisadora e os professores no processo de formação sensível face ao brincar social espontâneo. Palavras-chave: Ambiência form


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 287843 - CRISTINA MARIA D AVILA TEIXEIRA
Interno - 2198885 - ROBERTO SIDNEI ALVES MACEDO
Externo à Instituição - ADRIANA FRIEDMANN
Externo à Instituição - EDMEA OLIVEIRA DOS SANTOS - UFRRJ
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA LOPES
Externo à Instituição - Maria da Conceição Alves Ferreira
Notícia cadastrada em: 24/07/2020 19:15
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