Banca de DEFESA: ROSEMAYRE ALVAIA PINHO COSTA

ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL
MÉDIO: A FORMAÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO

Educação profissional– Estágio – Mundo do trabalho

A presente dissertação desperta um olhar crítico sobre o Estágio na Educação Profissional Técnica de nível médio da rede estadual na Bahia e seu impacto na formação no mundo do trabalho. Um estudo que se configura nos campos educação e trabalho e reconhece o estágio como prática social de contorno neoliberal a partir dos desdobramentos da reestruturação produtiva e reformas educativas que se manifesta na vida de sujeitos profissionais em formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com aporte metodológico no materialismo-histórico-dialético para explicitar uma realidade humano-social subsidiada pela análise documental com ênfase no ordenamento legal e pesquisa de campo, através de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos do estágio e dinâmicas dialógicas relacionais, realizadas pela autora em oficina formativa da SUPROT (Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica). Uma incursão, em contexto de contradições internas de um projeto educativo integral que apreende a política de Educação Profissional Técnica Média no Brasil e na Bahia; caracteriza historicamente o estágio no Brasil e suas especificidades na educação profissional técnica de nível médio da rede estadual na Bahia; e explicita no real concreto dos sujeitos do estágio, entre os quais se encontra a própria autora, seu sentido coletivo, sua essencialidade como mediação práxica formativa de sujeitos profissionais no mundo do trabalho a partir da escola. Um espaço de luta. Entretanto, reconhecemos na pesquisa uma síntese possível, uma resposta factível e não absoluta ao nosso questionamento central sobre a relação entre estágio e a formação no mundo do trabalho, pela compreensão da relevância temática e da dimensão processual e reflexiva que engendra o movimento concreto da vida dos sujeitos profissionais em formação e provocam mais interrogações.

Externo à Instituição - ANTONIO ALMERICO BIONDI LIMA - UFRB
Presidente - 288036 - AUGUSTO CESAR RIOS LEIRO