Banca de DEFESA: SANDRA REGINA ROCHA DOS SANTOS

DISCENTE : SANDRA REGINA ROCHA DOS SANTOS
DATA : 06/04/2020
LOCAL: DEFENDIDA REMOTAMENTE

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM AMBIENTE HOSPITALAR E DOMICILIAR

Educação Inclusiva. Ambiente Hospitalar e Domiciliar. Formação Continuada.

A pesquisa investigou a formação continuada de professores que atuam em ambiente hospitalar domiciliar na Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce (EMHDID). Trata-se de um estudo qualitativo e, não havendo intuito de quantificar dados, optou-se pelo estudo de caso, por apresentar as condições adequadas para o tratamento de contextos em que está envolvida a subjetividade humana. Os instrumentos de coleta de dados foram: observação participante, questionários, entrevistas e análise documental do PPP (Projeto Político Pedagógico) e Programa de Formação Continuada da SMED (Secretaria Municipal de Educação). A escolha do lócus da pesquisa se deu em função da escola ter sido criada para atender a crianças, adolescentes, jovens, adultos, incluindo idosos, em período de internação prolongada ou que estejam acometidos de alguma doença que impossibilite o acesso e permanência na escola regular. Analisar a formação continuada dos professores na EMHID permitiu contribuir com os estudos da educação inclusiva no Brasil, ao colocar em perspectiva pontos de vista dos professores sobre os obstáculos enfrentados no dia a dia da profissão, notadamente entraves burocráticos na esfera da gestão municipal. Notou-se o protagonismo dos professores participantes da pesquisa em ensejar a formação continuada a despeito da falta de uma diretriz específica para tal do poder público a que o grupo está submetido. Ainda como resultado de pesquisa, há evidências de uma percepção sensível da prática pedagógica em ambiente hospitalar e domiciliar.

Presidente - 287843 - CRISTINA MARIA D AVILA TEIXEIRA
Interno - 005.335.185-12 - LUCIA GRACIA FERREIRA TRINDADE - UFRB