Banca de DEFESA: ZENILDA FONSECA DE JESUS SOUZA

DISCENTE : ZENILDA FONSECA DE JESUS SOUZA
DATA : 31/03/2020
LOCAL: DEFESA FEITA REMOTAMENTE

MEDIAÇÃO DOCENTE DE ALUNOS COM DISLEXIA: UM OLHAR INVESTIGATIVO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA.

Mediação docente, dislexia, inclusão

Esta tese discute sobre a mediação docente com alunos com dislexia e tem como objetivo compreender como os docentes realizam a mediação com alunos com dislexia na escola pública no Ensino Fundamental I no Município de Feira de Santana-Bahia. Para tanto, a fundamentação sustenta-se na teoria de Vygotsky e em estudos sobre a educação especial na perspectiva inclusiva, considerando que essa implica no reconhecimento da diversidade, das características dos alunos, na elaboração de intervenções pedagógicas que possam favorecer a aprendizagem dos alunos. A pesquisa centra-se na abordagem qualitativa e o Estudo de Caso foi utilizado como estratégia metodológica. No estudo empírico foram utilizados instrumentos como: a entrevista semiestruturada com as docentes, a observação direta e a análise

de documentos escolares, a exemplo de relatórios, dossiês e atividades escolares para a obtenção de informações relativas ao planejamento das docentes para o desenvolvimento do trabalho em toda classe e atividades propostas para o aluno com dislexia. A pesquisa teve como lócus de estudo, a escola da rede pública no município de Feira de Santana-Bahia, tendo como sujeitos da pesquisa três docentes do Ensino Fundamental I que atuam na classe onde o aluno com dislexia está inserido. Os resultados dessa pesquisa, evidenciam que o aluno com dislexia está matriculado na escola, frequentando a sala de aula, porém não há o planejamento e estabelecimento de objetivos interdisciplinares para serem colocados em prática pelas docentes nos diferentes componentes curriculares que possam nortear o trabalho de mediação com o aluno com dislexia; a presença do aluno com dislexia na sala de aula não concretiza de fato, que esteja vivenciando um processo de inclusão escolar, pois não há por parte das docentes, formação que proporcione as condições de mediação das habilidades funcionais do aluno. Compreende-se que essa investigação fornece subsídios para o planejamento de novas ações docentes visando contribuir para avanços no processo de mediação docente de alunos com dislexia de modo que possa favorecer suas aprendizagens.

Presidente - 1583487 - FELIX MARCIAL DIAZ RODRIGUEZ
Externo à Instituição - MARIA CLÁUDIA SILVA DO CARMO - UEFS