PERCEPÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: um estudo na Rede Municipal de Salvador
formação continuada, inclusão, rede municipal de Salvador.
Este estudo intitulado “Percepções acerca da formação permanente de professores na perspectiva inclusiva: um estudo na Rede Municipal de Salvador” tem como propósito investigar como vem acontecendo a formação continuada de professores e gestores na rede municipal de Salvador com o foco na inclusão educacional. Para atingir este objetivo foram feitas entrevistas semiestruturadas com professores e gestores de diversas escolas da rede municipal de Salvador. O método utilizado para o tratamento dos dados obtidos foi o fenomenológico, com ênfase em Bicudo (1994, 2003, 2011), entre outros. Através dos relatos dos sujeitos da pesquisa é possível perceber que a formação inicial, continuada e em serviço tem sido insuficientes para a melhoria das práticas pedagógicas para ensino dos alunos publico alvo da Educação Especial. Não obstante, a pesquisa dá evidências claras que os saberes experienciais e a troca de informações e conhecimento têm contribuído para o desenvolvimento profissional dos docentes.