Banca de DEFESA: ALEXSANDRO CONCEIÇÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEXSANDRO CONCEIÇÃO
DATA : 30/03/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório II
TÍTULO:

Memórias das Práticas Docentes na Escola Almerinda Costa (1949-1975)


PALAVRAS-CHAVES:

Memórias. Práticas Docentes. Escola Almerinda Costa.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise histórica das práticas docentes presentes na Escola Almerinda Costa, entre de 1949 e 1975. A escolha do Recorte Temporal deu-se pela necessidade de contemplar períodos de agitação política, econômica e social, partindo do início da escola, as duas primeiras décadas de funcionamento, a fim de compreender como a mesma foi configurando-se, enquanto espaço educativo, abarcando os períodos: anterior à Ditadura Militar (até 1963); o início da mesma (a partir de 1964); até o ano de 1975, período em que muda de localização, como já citado. Buscamos entender como as práticas docentes estavam ou não, sob os efeitos dos condicionantes e os motivos que levaram a mudanças geográficas e administrativas. Assim, o trabalho intenciona uma aproximação da Nova História Cultural com a Educação, fundamentando-se na abordagem de Roger Chartier (1990), enfatizando que os objetos culturais são produzidos entre “práticas e representações” e que os sujeitos produtores e receptores de cultura transitariam entre estes polos que correspondem aos “modos de fazer” e aos “modos de ver”. Tendo também Le Goff (1990) como referência, centramo-nos em seu conceito de memória em que exorta que a mesma é a capacidade de conservar certas informações ou uma série de funções psíquicas, nas quais o indivíduo atualiza suas impressões ou informações do passado, ou o que esse indivíduo representa como passado. A pesquisa, empírica e histórica, foi desenvolvida através do Método Qualitativo em que utilizamos como metodologia três procedimentos de coleta de dados: a realização de um Estado do Conhecimento para contextualizar o objeto em teses e dissertações; Análise Documental, na intenção de identificar vestígios das práticas docentes nas fontes documentais da escola; e Entrevistas Semiestruturadas, a fim de perceber nos discursos, características das ações docentes. Por fim, realizamos a triangulação entre as fontes documentais e as entrevistas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 001.899.745-75 - SOLYANE SILVEIRA LIMA - UFRB
Externo à Instituição - GILMARIO MOREIRA BRITO - UNEB
Externo à Instituição - MARIA ZELIA MAIA DE SOUZA - UFJF
Notícia cadastrada em: 09/03/2020 17:56
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