Educação, Corpos e memórias no tempo presente: encruzilhadas formativas no Museu Afro-Brasileiro - MAFRO/UFBA
Educação, corpo e memória, encruzilhadas Formativas, museu, história e cultura afro-brasileira
Dissertar pelas encruzilhadas territoriais do Museu Afro Brasileiro - UFBA é um
convite ao encontro com a ancestralidade entre corpos, memórias e travessias formativas numa
encruzilhada de conceitos e olhares para os afetos no tempo presente. Objetivou-se investigar
experiências corporais dialogadas com a memória africana presente no Museu Afro Brasileiro –
UFBA, promovendo possibilidades emancipatórias na construção de identidades insurgentes de
estudantes; identificar questões étnico raciais inseridas no percurso formativo; compreender
rupturas e continuidades no processo formativo a partir da visitação ao Museu afro brasileiro-
UFBA. Pesquisa histórica, de base epistemológica decolonial e afrocentrada. As narrativas e
travessias de corpos emergentes poderiam acionar mecanismo de
descolonização do conhecimento e engajamento na práxis pedagógica antirracista? A
análise apropriada à história do tempo presente baseou-se em fontes orais, diários de campo,
observação, depoimentos, relatos. Como fonte também a experiência foi considerada.
Estabeleceu-se um diálogo com a pedagogia das encruzilhadas (RUFINO, 2003), num
movimento de desobediência, de desaprender para aprender, propor uma gira de possibilidades
fora da lógica racionalizada. Exu, como signo responsável pelo início de tudo, mudança,
circularidade, movimento pode possibilitar ressignificar saberes, construir possibilidades e
potências. Concluímos que o cruzamento entre os saberes ancestrais e os corpos que aprendem
em práxis pedagógicas decoloniais oportunizam rupturas e práxis educacionais situadas.
Os registros históricos presente no Museu afro brasileiro - UFBA contribuíram na compreensão
dos corpos culturas, dos sujeitos históricos. Encruzilhadas formativas que apontam para o
desvelar de identidades e criação de dispositivos educacionais emancipatórios.