Banca de DEFESA: JULIANA CRISTINA SOUZA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA CRISTINA SOUZA SANTOS
DATA : 26/03/2020
HORA: 15:00
LOCAL: FACULDADE DE eDUCAÇÃO
TÍTULO:

SABERES E PROTAGONISMO DA CRIANÇA NO CONTEXTO EDUCATIVO DA COMUNIDADE DO ALTO DAS POMBAS


PALAVRAS-CHAVES:

educação - culturas populares - criança - protagonismo


PÁGINAS: 109
RESUMO:
 
Esta dissertação busca trazer olhares para as experiências e uma escuta atenta das crianças do Alto da Pombas, em Salvador-BA, um bairro de classe popular de maioria negra, contribuindo na perspectiva de entendê-las como sujeitos e protagonistas. A pesquisa foi norteada pela abordagem etnográfica, multirreferencial e o pensamento decolonial como ancoragens metodológicas. Sendo as formas de aprendizado das culturas populares base para a construção das ações de escuta junto as crianças. O trabalho reflete sobre a importância e a necessidade de entender as crianças como protagonistas nas relações e dentro dos contextos educativos, pensando a partir de uma não hierarquização dos saberes e reconhecendo a multiplicidade das maneiras de produzir e viver os conhecimentos que existem em nosso contexto. Questões como: de que maneira a atuação das crianças apresenta caminhos de reflexão agregadora e inovadora para agir sobre a prática educativa dentro de um contexto não hierarquizante? Como podemos escutar verdadeiramente as crianças trazendo as contribuições que elas protagonizam? Que mensagens sobre cuidado, atenção e relação não hierárquica as crianças nos apresentam? A partir dos resultados e com base na articulação entre teoria e vivência foi possível compreender a importância da escuta e da construção conjunta com as crianças, uma ética de coexistência que respeita as singularidades sem hierarquizá-las.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1150057 - PEDRO RODOLPHO JUNGERS ABIB
Interno - 2198885 - ROBERTO SIDNEI ALVES MACEDO
Externo à Instituição - ADRIANA FRIEDMANN
Notícia cadastrada em: 02/03/2020 19:20
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA