Banca de DEFESA: MAYANE CARVALHO LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAYANE CARVALHO LIMA
DATA : 24/03/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Faculdade de Educação
TÍTULO:

GESTÃO EDUCACIONAL EM SÃO GONÇALO DOS CAMPOS-BAHIA: REFLETINDO AS RELAÇÕES POLÍTICAS E OS PROCESSOS PARTICIPATIVOS


PALAVRAS-CHAVES:

Política Educacional; Relações Políticas; Processos Participativos; Gestão Democrática; São Gonçalo dos Campos.


PÁGINAS: 135
RESUMO:

Este trabalho foi desenvolvido no Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GEPPOLE) que faz parte da Linha de pesquisa em Políticas e Gestão da Educação no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Teve como objeto de pesquisa as relações políticas e os processos participativos na gestão educacional, com foco no sistema municipal de ensino da cidade de São Gonçalo dos Campos/BA. A pesquisa partiu de uma problemática que buscou explicitar de que forma as relações políticas e os processos participativos se configuram na gestão educacional do sistema público municipal de ensino da cidade de São Gonçalo dos Campos/BA. O objetivo geral que orientou o desenvolvimento do trabalho analisou as relações políticas e os processos participativos da gestão educacional presentes no sistema público de ensino na área lócus da pesquisa. Para alcançar esse propósito, os objetivos específicos do trabalho foram: contextualizar a relação entre estado, democracia e educação e suas repercussões no contexto educacional municipal da área da pesquisa; analisar os contextos histórico, social e legal que constituem as bases da gestão democrática no Brasil e suas implicações para/na educação no município; e desvelar as relações políticas e os processos participativos presentes na educação municipal de São Gonçalo dos Campos, tomando como referência as ações da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Educação. A pesquisa é orientada por uma abordagem qualitativa, que se dá através de coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas e análise bibliográfica e documental. Bobbio (1986; 2003), Cury (2005), Benevides (2002) e Wood (2011) dialogam sobre a relação entre Estado, Democracia e Educação. Freire (1989; 1994; 1998), Mendonça (2000; 2001), Ammann (1978), Rocha (2008), Ciconello (2008), Chauí (2012), Faoro (2012) e Benevides (2002) versam sobre o patrimonialismo e a participação social demonstrado que nem sempre democracia é sinônimo de participação. Daltro (2011; 2016), Cunha (2009) e Oliveira (2010) referenciam as discussões sobre Conselho Municipal de Educação. Por fim, Dourado (2006), Fernandes (2018) e Paro (2011, 2014, 2016) trazem contribuições sobre a trajetória da gestão democrática no cenário brasileiro e sua importância no contexto educacional. Os resultados apontam para a necessidade do fortalecimento institucional do Conselho Municipal de Educação de São Gonçalo dos Campos-BA, a fim de que se cumpram as bases legais que estabelecem as atribuições que esse órgão deve exercer. Detectamos que o CME atua com pouca autonomia, vinculado à aprovação da Secretaria Municipal de Educação.  Observou-se que o CME atua mais como órgão que executas as demandas direcionadas pela SME do que como instrumento que promova a participação social.

 

Palavras chave: Política Educacional; Relações Políticas; Processos Participativos; Gestão Democrática; São Gonçalo dos Campos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1937925 - RODRIGO DA SILVA PEREIRA
Interno - 040.617.305-25 - MARIA COUTO CUNHA - UFBA
Externo à Instituição - SELMA BARROS DALTRO DE CASTRO - UNEB
Notícia cadastrada em: 27/02/2020 12:19
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