Banca de DEFESA: YURI CARLOS COSTA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : YURI CARLOS COSTA DOS SANTOS
DATA : 04/03/2020
HORA: 15:00
LOCAL: FACED UFBA
TÍTULO:

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O TRATO COM O CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA BAHIA: PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS E REORGANIZAÇÃO DO ENSINO


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Física, Diretrizes Curriculares, Educação, Bahia


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Esta investigação tem como objeto de estudo as Orientações Curriculares e Subsídios Didáticos para a Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Fundamental de Nove Anos do estado da Bahia (OCEF), partindo do entendimento de que se trata do documento de referência para a organização do ensino fundamental da rede pública estadual da Bahia. Nesse sentido, delimitamos como objetivos desta pesquisa: 1) analisar as orientações da OCEF para o trato com o conhecimento da educação física no ensino fundamental de nove anos; e 2) identificar e analisar as proposições pedagógicas que subsidiam as orientações para o trato com o conhecimento da Educação Física na OCEF. Dessa forma, optamos pelo estudo da OCEF como referência para discutir as orientações para o ensino da Educação Física na educação básica, perguntando sobre o que ensinar/aprender em educação física no ensino fundamental de nove anos, de acordo com a OCEF? E quais relações e contradições estabelecidas entre as OCEF e as proposições pedagógicas para o ensino da educação física, levando em consideração a sua constituição enquanto ciência e disciplina/componente curricular? Para tanto, optamos pela pesquisa documental, utilizando como referência a documentação indireta como técnica de pesquisa para o levantamento do (s) documento (s) e atos normativos que fundamentam a OCEF. Utilizamos o método da análise documental por meio da análise de conteúdo comparativo para identificar as aproximações e distanciamentos entra as proposições pedagógicas para o ensino da Educação Física e as orientações da OCEF, identificando as contradições existentes, no que diz respeito aos conteúdos referenciais para o ensino da educação física no EFNA em contraponto a proposição pedagógica adotada pelo próprio documento como referência. Desta análise foi possível identificar que: 1) a Educação Física na OCEF ocupa um lugar secundário na perspectiva de formação para o Ensino Fundamental, em especial nos anos iniciais, onde o componente está integrado a proposta de outras áreas; 2) as competências/habilidades, os conteúdos e as possibilidades metodológicas para o ensino da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos (EFNA) não se encontram referendadas em nenhuma proposição sistematizada de ensino da área; e 3) as orientações da OCEF para o ensino da Educação Física nos anos finais do EFNA estão associadas aos conhecimentos da cultura corporal, tendo como opção teórico-metodológica a abordagem Crítico-Superadora. Portanto, na construção de seus eixos e possibilidades metodológicas de ensino é possível identificar alguns problemas referentes a essa aproximação que em certa medida, trata-se de uma aproximação “forçada”, tendo em vista que a OCEF não segue a mesma linha de orientação da proposição. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1172313 - ELZA MARGARIDA DE MENDONCA PEIXOTO
Interno - 288036 - AUGUSTO CESAR RIOS LEIRO
Externo à Instituição - MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES PEREIRA
Externo à Instituição - MÁRCIA MORSCHBACHER - UFSM
Externo à Instituição - ROGERIO MASSAROTTO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - GIOVANNI ERNST FRIZZO - UFPel
Externo à Instituição - ANTONIO LEONAN ALVES FERREIRA - IFBA
Notícia cadastrada em: 27/02/2020 12:16
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