Banca de DEFESA: HANNA MOITINHO FREIRE QUEIROZ DA SILVA

DISCENTE : HANNA MOITINHO FREIRE QUEIROZ DA SILVA
DATA : 30/03/2020
LOCAL: FACED

INCLUSÃO DE UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA ESCOLA REGULAR: INTERLOCUÇÃO ENTRE A ESCOLA E A CLÍNICA

Transtorno do Espectro Autista, Medicalização, Inclusão Escolar.

Historicamente nossa sociedade é marcada por uma ótica normatizadora e classificatória, pautada pelos princípios dicotômicos entre normalidade e patologia. Essa mesma ótica reflete diretamente no aumento, cada vez mais precoce nos últimos anos, dos diagnós­ticos do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Apesar dos discursos inclusivos que permeiam os meios escolares e os principais documentos e legislações que fundamentam as práticas pedagógicas, a inclusão educacional para alunos com TEA ainda é um tema que precisa ser aprofundado. Este estudo tem como objetivo analisar se a escola e a clínica, especialmente a fonoaudiológica, estão estabelecendo parcerias que favorecem a inclusão de crianças com TEA no ensino regular. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, que foi realizado a partir do estudo de caso de uma criança (Jasmim) com diagnóstico médico do TEA, em idade escolar, em atendimento fonoaudiológico no Centro Docente Assistencial em Fonoaudiologia (CEDAF), no Instituto de Ciências da Saúde (ICS), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio dos dados secundários do prontuário e de entrevistas semiestruturadas selecionados com os atores e atrizes sociais que conviveram e participaram diretamente no processo de escolarização da criança. Os dados foramtranscritos e organizados em categorias semânticas a partir da técnica de análise do conteúdo, tendo por base a teoria da Neurolinguística Discursiva (ND) e os estudos sobre o processo de inclusão escolar, direitos à educação e sobre a medicalização da educação e da vida. Nossos resultados apontaram que o percurso escolar inicial de Jasmim (dos 3 aos 5 anos) estava entrelaçado ao processo de diagnóstico do TEA, sendo que o diagnóstico teve papel fundamental e medicalizante nas decisões tanto clínicas quanto escolares, reduzindo o sujeito exclusivamente ao seu diagnóstico. Em relação à clínica, notou-se que indicações em prontuário e nas entrevistas de que o contato e a aproximação com a escola eram importantes, no entanto, isto nunca se concretizou. Quanto à escola, observou-se que seus atores consideram importante a relação com a clínica que atende Jasmim, no entanto, também não existe nenhuma informação sobre o processo terapêutico e nenhum movimento foi realizado até o momento. Este estudo trouxe contribuições para que pudéssemos compreender melhor a relação entre a escola e a clínica, e o quanto ainda precisamos avançar na construção de uma relação que de fato auxilie o processo de inclusão.

Presidente - 1813696 - ELAINE CRISTINA DE OLIVEIRA
Interno - 2277950 - MARCUS VINICIUS BORGES OLIVEIRA