Banca de DEFESA: REINALDO FEIO LIMA

DATA : 12/12/2019
LOCAL: AUDITÓRIO I - FACED

Mensagem pedagógica em textos de Materiais Curriculares Educativos

Mensagem; Prática pedagógica; Materiais Curriculares Educativos.

A presente tese pretende compreender a mensagem da prática pedagógica representada em texto de materiais curriculares educativo. Três objetivos orientaram a pesquisa: Identificar e caracterizar as variações na mensagem pedagógica que ocorrem na dimensão organizacional, no que diz respeito à prática pedagógica escolar representada nos textos dos materiais curriculares educativos; Identificar e caracterizar as variações na mensagem que ocorrem na dimensão interacional, no que diz respeito à prática pedagógica escolar representada nos textos dos materiais curriculares educativos; Identificar e compreender a mensagem da prática pedagógica representada em textos dos materiais curriculares educativos. Com o intuito de atender aos objetivos mencionados, utilizamos alguns conceitos da Teoria de Basil Bernstein. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa, cujos dados foram produzidos por meio da análise documental. No primeiro artigo foi utilizado o conceito de classificação para analisar a mensagem pedagógica que ocorre na dimensão organizacional. Os resultados apontaram que tais materiais sugerem, por meio de seus textos, modos de ações de ensino que favorecem o sequenciamento da tarefa matemática. O segundo estudo foi utilizado o conceito de enquadramento, para analisar as regras discursivas (seleção, sequência, ritmagem e critérios de avaliação) que são representadas em textos de materiais curriculares educativos. Os resultados do terceiro artigo, indicaram ao menos duas mensagens: a mensagem do material e a mensagem da prática. A primeira diz respeito ao aprendizado dos conteúdos de Álgebra e Geometria. Ou seja, há uma transparência do texto do que pode ser dito, que, por sua vez, é fruto da produção intencional e elaborado de acordo com uma organização, contendo os seguintes itens: (i) o tema da tarefa matemática; (ii) o(s) objetivo(s) da tarefa matemática; (iii) o conteúdo matemático a abordar; (iv) o tempo para a realização, discussão e sistematização da tarefa matemática; (v) a operacionalização do tema em estudo e (vi) a sistematização das aprendizagens ocorridas durante a resolução da tarefa matemática. A segunda diz respeito ao como pode ser dito, caracterizadas pelas ações do(a) professor(a), ao implementar a tarefa matemática em sala de aula que são desencadeadas em um determinado sequenciamento de ações comunicativas de explicar, ouvir, orientar, perguntar, acompanhar, sendo dirigidas para a realização de um objetivo/aprendizagem, que envolve modos sequenciar característicos, com ações e encaminhamentos específicos, que constituem procedimento de como se aprende.

Presidente - 2226324 - ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA
Interno - 287781 - EDVALDO SOUZA COUTO