Banca de DEFESA: JAQUELINE DE SOUZA PEREIRA GRILO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAQUELINE DE SOUZA PEREIRA GRILO
DATA : 17/12/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Faculdade de Educação
TÍTULO:

MATEMÁTICA ESPECÍFICA PARA ENSINAR: DISCURSOS, RELAÇÃO DE PODER E PRODUÇÃO DE SUJEITOS


PALAVRAS-CHAVES:

Discurso. Matemática. Professor(a). Relações de poder. Subjetivação.


PÁGINAS: 140
RESUMO:

Esta tese reúne três estudos teóricos com o propósito de argumentar sobre a questão: que modos de subjetivação são postos em funcionamento por discursos do conhecimento matemático específico para ensinar? Os estudos desenvolvidos foram inspirados em conceitos foucaultianos e as análises incidiram sobre estudos da área de Educação Matemática que mobilizam discursos referentes ao Conhecimento Matemático para o Ensino, ao Conhecimento Especializado do Professor de Matemática e a Matemática para o Ensino. No primeiro estudo, identificamos diferentes posições de sujeito disponibilizadas por tais discursos. As posições de sujeito identificadas demandam, por um lado, um sujeito-professor(a)-de-Matemática que ao se nutrir da teoria aperfeiçoa a sua prática; por outro, um sujeito que se institui peça por peça cotidianamente, não sendo possível demarcar situações práticas que não fossem também teóricas. O segundo estudo discute como discursos do conhecimento matemático específico para ensinar têm proposto a condução da conduta de professores de Matemática. Mostramos que esses discursos põem em exercício diferentes tipos de poder e que cada um deles mobilizam estratégias e táticas a fim de acionar a tecnologia que nomeamos “Tecnologia da Especificidade Matemática”. Os resultados sugerem que as condutas disponibilizadas por esses discursos transitam entre uma lógica que vai do individual e disciplinar a uma lógica governamental. O último estudo problematiza o enunciado “Para ensinar Matemática é preciso saber uma Matemática específica para o ensino” que emerge de discursos do conhecimento matemático específico para ensinar. A análise empreendida apontou que esses discursos operam sob dois regimes de verdade: um que trata da inseparabilidade entre teoria e prática e outro que associa o desenvolvimento econômico à proficiência matemática de um país. Por fim, a tese captura e descreve a rede que envolve os discursos do conhecimento matemático específico para ensinar no intuito de examinar as relações de poder que têm funcionado para produzir o sujeito-professor(a)-de-Matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1745317 - JONEI CERQUEIRA BARBOSA
Interno - 630.606.043-04 - MARLECIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA - UFAL
Interno - 2226324 - ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - VICTOR AUGUSTO GIRALDO - UFRJ
Externo à Instituição - FERNANDA WANDERER - UFRGS
Notícia cadastrada em: 10/10/2019 10:31
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