Banca de DEFESA: NIVIA DE MORAIS BISPO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NIVIA DE MORAIS BISPO
DATA : 30/09/2019
HORA: 15:00
LOCAL: FACED UFBA
TÍTULO:

CRÍTICA À CONCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO NO METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (COLETIVO DE AUTORES)


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Desenvolvimento humano –– Escola de Vygotski – Educação Física – Coletivo de Autores


PÁGINAS: 128
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objeto de estudo o desenvolvimento humano. Dentre os diversos constructos teóricos que formularam estudos sobre o desenvolvimento, compreendemos que Vygotski e sua Escola, precisamente pela vinculação à ontologia/gnosiologia de Marx e Engels, desenvolveram uma concepção de desenvolvimento mais avançada. O nosso ponto de partida foi a obra “Metodologia do Ensino de Educação Física”, Coletivo de Autores. O seu alinhamento aos supostos marxistas, em que pesem alguns limites, despertou em nós a necessidade de investigar a relação dos seus supostos com a concepção de desenvolvimento da Escola de Vygotski. Neste sentido, a pergunta que orientou a nossa investigação foi a seguinte: “Há no Coletivo de Autores um concepção de desenvolvimento tal como a que foi formulada por Vygotski e sua Escola?” Diante de tal pergunta, dois objetivos orientaram a construção do trabalho, (I) compreender o desenvolvimento do homem a partir dos estudos de Vygotski e sua Escola; e (II) analisar no Coletivo de Autores os nexos e relações entre os seus supostos e a concepção de desenvolvimento formulada pela Escola de Vygotski. Feito, portanto, o movimento que nos permitiu responder o primeiro objetivo, nos instrumentalizamos para responder o segundo. A partir disso, chegamos a algumas conclusões, quais sejam: o não aprofundamento da categoria atividade, e da atividade guia, não permitiu ao Coletivo entender os estágios de desenvolvimento à luz de uma concepção marxista de desenvolvimento; a não compreensão da relação contraditória entre biológico e cultural; entre conhecimento cotidiano e não cotidiano, entre sentido e significação objetiva; e da contradição como motor do desenvolvimento, afastam o Coletivo de Autores de uma concepção de desenvolvimento tal como formulada por Vygotski e sua Escola. Diante disso, entendemos que, sob os preceitos da lógica dialética, o Coletivo de Autores carece de superação, não pela via de sua atualização, mas da produção de uma nova síntese que supere os limites da obra e confira outra forma àquilo que de mais avançado a obra produziu. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1172313 - ELZA MARGARIDA DE MENDONCA PEIXOTO
Externo ao Programa - 282737 - EDILSON FORTUNA DE MORADILLO
Externo à Instituição - MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES PEREIRA
Externo à Instituição - ANTONIO LEONAN ALVES FERREIRA - IFBA
Notícia cadastrada em: 18/09/2019 09:50
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