Banca de DEFESA: BIANCA SILVA LOPES COSTA

DISCENTE : BIANCA SILVA LOPES COSTA
DATA : 29/08/2019
LOCAL: Faculdade de Educação - Auditório I -1º andar

“MILAGRE DO EFATÁ”: DISCURSOS E PRÁTICAS DO CATOLICISMO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL (1950-1980)

Educação de Surdos – Igreja Católica - Discursos

Esta tese consiste em uma análise sobre os discursos e as práticas da Igreja Católica na educação de surdos entre os anos de 1950-1980, bem como investiga os sentidos e significados desses discursos no processo educacional desses sujeitos. A investigação partiu da análise de obras, textos e documentos tecidos pela Instituição Católica para a catequese e consequentemente a educação desses indivíduos, buscando identificar nessas produções discursivas, os modos como a surdez foi construída, tecida pela Igreja de forma a instituir saberes. Além disso, percebeu as relações históricas, de poder, de saber e de práticas instituídas pela Igreja para com a educação de surdos. A produção de discursos sobre inclusão, integração social, educação e acolhimento aos surdos ocupam uma posição de base histórica na Igreja Católica, incomparável a outras instituições. A partir dos anos 30 do século passado no Brasil, foram perceptíveis tentativas expressivas de escolarização para as pessoas com deficiência por parte da Igreja. A organização em associações e a criação de escolas junto a hospitais foram bem evidentes nas décadas seguintes. Diretrizes e princípios foram significados no processo educacional de pessoas com surdez, estabelecendo assim com a surdez relações simbióticas, produzindo discursos e práticas que guardaram, por assim dizer, interesses e redes de poder que foram tecidos na construção de enunciados que instituíram significados múltiplos para e na educação de surdos, e como corolário determinou condições históricas e sociais desses sujeitos. Nesse sentido, a produção desses discursos foi materializada nas práticas pedagógicas para com os surdos, e consequentemente constituiu em uma circulação de saberes tornados como verdadeiros, os quais pensaram, falaram e produziram em nome daqueles sujeitos. Essa pesquisa qualitativa caminhou sob a luz do paradigma Pós-Estruturalista e trilhou os caminhos metodológicos da Análise do Discurso - AD na perspectiva foucaultiana. O exame dos sentidos e significados a partir da AD possibilitou a análise dos lugares, das práticas e das relações de saber e poder que os instituíram. Assim, essa análise investigou quais foram esses discursos? Como foram produzidos? Além disso, esquadrinhou as inúmeras práticas produzidas pela instituição católica para com à surdez, as quais produziram sentidos no processo educacional desses sujeitos na sociedade brasileira. Por meio de seus quadros, a Santa Sé incentivou tanto uma pedagogia voltada para a oralidade quanto para a linguagem de sinais, ou ainda voltada para a junção dessas duas modalidades. Perpassou pelas concepções de assistência ou pela de educação das pessoas surdas. E os discursos, as literaturas e as práticas institucionalizadas configuraram-se como um processo de emergência de um novo discurso em que os aspectos doença, miséria, maldição e castigo, foram reconfiguradas e foram incorporadas no campo da possibilidade, da educação e da integração.

Presidente - 040.773.265-91 - THERESINHA GUIMARAES MIRANDA - UFBA
Interno - 001.899.745-75 - SOLYANE SILVEIRA LIMA - UFRB