Banca de DEFESA: NAJLA GAMA PASSOS SILVA

DISCENTE : NAJLA GAMA PASSOS SILVA
DATA : 30/09/2019
LOCAL: Auditório I ou Auditório II da FACED

A Psicologia da Educação na formação de professores: possíveis caminhos na direção da formação crítica no ensino superior

Psicologia da educação. Formação de professores. Formação crítica no ensino superior. Curso de Pedagogia. Universidade Federal da Bahia.

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os limites e as possibilidades para a construção de uma formação crítica de professores, a partir do componente curricular Psicologia da Educação na Universidade Federal da Bahia. Partindo do Materialismo Histórico Dialético, busca aprofundar os estudos compreendendo que é possível apreender a universidade/escola como espaço de formação determinado pela complexa realidade social, todavia, campo estratégico indispensável para a construção de uma contra hegemonia que se coloque a serviço da classe trabalhadora. Nesta direção, a pesquisa está organizada em cinco momentos: no primeiro momento, aborda, de forma breve, o contexto do curso de pedagogia na educação brasileira e a relação da psicologia científica e a educação, buscando ressaltar as implicações esta relação entre movimentos de hegemonia e rupturas no contexto social contemporâneo, no ambiente escolar e na formação de professores. No segundo momento, busca discutir a necessidade da formação crítica de professores, sobretudo em tempos de pós-modernismo e descaracterização da formação e trabalho dos professores. Ressalta a defesa e a inserção de uma psicologia, em uma perspectiva crítica, na formação de professores como condição necessária na discussão política e educacional.  No momento seguinte, aborda o percurso da pesquisa de campo, destacando os fundamentos teórico-metodológicos, as expressões conceituais do não cotidiano atravessado pelo cotidiano na formação de professores, bem como os participantes e os procedimentos da pesquisa. No quarto momento, aborda sobre o campo da pesquisa, ressaltando a Psicologia da Educação enquanto componente curricular para a formação crítica de professores. Para tanto, toma como ponto de partida os contributos deste componente curricular no acompanhamento de um semestre letivo em uma turma do curso de Pedagogia. Forma o registro de 47 pessoas (contando com a docente e 46 estudantes matriculados) nesse percurso da pesquisa. Compõe a pesquisa de campo, a busca de: a) analisar os elementos que compõem o plano de curso do componente curricular Psicologia da Educação; b) analisar as contribuições teórico/práticas do componente na formação de professores; c) conhecer as concepções dos (as) graduandos (as) e da professora acerca da contribuição em uma perspectiva crítica da psicologia da educação na formação de professores. Realiza desta forma, as etapas de: análise documental, observação e entrevistas (realizadas com 6 participantes, sendo cinco estudantes da graduação e a professora). No último momento, busca articular o interior da formação de professores, elegendo a relação das categorias singular -particular-universal; conteúdo-forma e a crítica à naturalização da formação humana e das relações sociais como condição para a apreensão concreta dos fenômenos educativos em alguns apontamentos sobre o fracasso e medicalização escolar, como elementos que foram sendo desvendados no processo de análise da pesquisa. A pesquisa aponta a relevância da Psicologia da Educação na direção de transformar as possibilidades em realidade dentro da sala de aula, como uma imprescindível parceira na socialização do conhecimento científico para o desenvolvimento de uma formação crítica dos estudantes e na contribuição no fortalecimento de uma práxis em consonância com os interesses da classe trabalhadora.

Presidente - 1878649 - LYGIA DE SOUSA VIEGAS
Externo ao Programa - 1035375 - ANGELINA PANDITA PEREIRA