Banca de DEFESA: LUCILA ALVES DE LIMA

A COMPREENSÃO DE ESTUDANTES DE DIFERENTES NÍVEIS DE

ESCOLARIZAÇÃO SOBRE TRANSGÊNICOS

Compreensão. Transgênicos. Ensino de Ciências

Esta dissertação apresenta uma investigação sobre um levantamento de compreensão de estudantes de diferentes níveis de escolarização sobre transgênicos a partir da aplicação de um teste de conhecimento. A amostra respondente ao teste efetivo foi composta por 360 estudantes de ensino médio regular, médio técnico e nível superior. De acordo com o quadro teórico adotado, o ensino de ciências deve ser pautado na concepção de que os conhecimentos científicos e tecnológicos devem fazer parte da formação do cidadão na perspectiva de que o mesmo amplie sua participação efetiva na discussão sobre a crise social, cultural e ambiental que presenciamos atualmente. A pesquisa se fundamentou na metodologia mista e se construi em duas etapas: (i) construção e validação do banco de itens e (ii) aplicação do instrumento final de coleta de dados e análise da compreensão. O objeto de análise desta pesquisa foram as respostas do teste de conhecimento coletadas na segunda etapa da pesquisa. Os resultados apontam que: (1) a concepção de conteúdo na dimensão procedimental foi a que apresentou maior média ranqueada entre as dimensões observadas; (2) a variável nível de escolaridade foi a que se mostrou com maior influência na compreensão do tema; (3) a saúde humana é o item mais destacado nos possíveis impactos dos transgênicos na sociedade. De modo geral, os resultados obtidos nos permitem defender a necessidade de um ensino de ciências que possibilite, aos estudantes de todos os níveis, o acesso a informações científico-tecnológicas a partir do enfoque ético, ambiental, social e os aspectos positivos e negativos dos mesmos.

Interno - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA
Interno - 1318903 - AMANDA AMANTES NEIVA