Banca de DEFESA: MARIA MADALENA DOS SANTOS

DISCENTE : MARIA MADALENA DOS SANTOS
DATA : 05/07/2019
LOCAL: auditório II FACED-UFBA

RELATO DE EXPERIÊNCIA: VOLVENDO-SE NA CALDEIRA COTIDIANA DO GRUPO DE PESQUISA FEP- FORMAÇÃO EM EXERCÍCIO DE PROFESSORES

Palavras-chave: Formação. FEP. Experiência. Memória. Narrativas curriculares

Este trabalho propõe contar o drama/trama do tornar-se de uma professora do Ensino Médio, abraçada ao Grupo de Pesquisa FEP- Formação em exercício de professores, em que re(cria) a si e ao mundo num transmutar constante volvida por uma formação fundada nos estudos de currículo e multirreferencialidade, da professora Terezinha Fróes; nas narrativas curriculares, da professora Roseli Sá; e na Pedagogia do A-com-tecer, da professora Inez Carvalho. A escrita autobiográfica, a descrição cuidadosa, o mergulho na memória foram os caminhos metodológicos escolhido, tendo na Pesquisa qualitativa seu aporte principal. Relatos de experiências do cotidiano docente e a formação estimulada/vivida pelo FEP, entrelaçados com reflexões sobre estudos de memória, formação e experiência fundamentam o texto. Re(criações) de cenários em duas escolas públicas estaduais do Ensino Médio de Salvador em 2019, são a-com-teceres que emergem da ambiência acadêmica volvidas no FEP, em um percurso de oito anos contados em cinco capítulos. Uma formação que alimenta a autoria de si, o potencial formativo das narrativas e a Arte enquanto inspiração, é importante sustento que coaduna o tornar humano e que aparece em narrativas autobiográficas sobre o FEP e cotidiano das escolas Estaduais Odorico Tavares e Modelo Luís Eduardo Magalhães.

Externo à Instituição - LICIA MARIA FREIRE BELTRAO - UFBA
Externo à Instituição - MARCEA ANDRADE SALES - UNEB