cURRÍCULO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: PASSOS E DESCOMPASSOS ENTRE AS CENAS DO COTIDIANO FORMATAIVO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS
CURRÍCULO, FORMAÇÃO, COMPETÊNCIA, POLÍTICAS PÚBLICAS.
Este trabalho buscou compreender a estrutura e organização dos currículos das qualificações
profissionais e sua materialização no Centro de Emprego e Formação Profissional da Variante
- CEFPV com base nas políticas públicas para a modalidade e foi guiada pelo seguinte
questionamento: Como se estruturam, organizam e se materializam os currículos das
qualificações profissionais no Centro de Emprego e Formação Profissional da Variante
(CEFPV) ante as políticas públicas estabelecidas para essa modalidade de educação? Para
além do principal objetivo, outros objetivos delineados tiveram como proposito: analisar a
partir dos marcos legais as principais diretrizes para a formação profissional em Cabo Verde;
conhecer a base teórica e epistemológica dos currículos de formação profissional
implementados no CEFPV; identificar a relação existente entre os currículos instituídos e as
práticas curriculares dos formadores do CEFPV e compreender as concepções dos principais
atores (dirigentes, formadores e formandos) acerca dos currículos de formação profissional
vigente no CEFPV. Sendo a investigação uma pesquisa do/no cotidiano do tipo etnográfico e
pautada na abordagem qualitativa, foi desenvolvida através da análise documental, diário de
campo, observação não participante, entrevistas semiestruturadas, questionários,
disponibilizados para recolha das informações, o que me possibilitou uma melhor
compreensão do fenômeno estudado. Os pilares teóricos que subsidiaram todo o processo
investigativo até a produção deste, foram pautados, especialmente, em produções de Macedo
(2009,2010), Monteiro (2016), Libâneo (2013), Arroyo (2013), Freire (1996), Oliveira
(2016), Alves e Garcia (2000), Varela (2012), Furtado (2016) dentre outros, os quais
trouxeram ricas contribuições no âmbito da formação, currículo e prática docente. O estudo
mostrou que nos últimos anos Cabo Verde galgou passos importantes na estruturação e
organização da formação profissional, uma vez que inúmeros Centros de Emprego e
Formação Profissional - CEFP foram construídos e equipados e foi criado o Sistema Nacional
de Qualificações bem como a elaboração de inúmeros perfis profissionais e programas
formativos de diferentes qualificações profissionais. A consecução dos currículos das
qualificações implementadas atualmente no CEFPV, tomou como base a abordagem por
competência e, portanto foi fortemente influenciada pelos países europeus e pelos organismos
internacionais. A partir das experiências em campo e das análises realizadas, ficou patente que
nem os dirigentes e nem tão pouco os formadores do CEFPV têm uma noção clara da
abordagem por competência, por isso o que tem acontecido no cotidiano formativo da
instituição está um pouco distante do que está instituído em termos de currículo, e toda essa
dificuldade é causada pela desatualização dos equipamentos didáticos, a ausência de uma
coordenação pedagógica eficiente e sobretudo no despreparo dos formadores para
implementação dos currículos conforme a APC. Por conseguinte, o governo tem definido
inúmeras politicas relevantes, para a formação profissional, mas a efetivação tem sido pouco
eficiente.
PALAVRAS CHAVE: Currículo. Formação. Competência. Politicas p