Banca de DEFESA: JÉSSICA CHAGAS DE OLIVEIRA

CONTEXTO DA CIBERCULTURA

Tecnologia educacional; Produção colaborativa; Vídeo, Tecnologias digitais;

Dispositivos móveis.

As tecnologias digitais, presentes no cotidiano das pessoas, nos auxiliam no cumprimento de diversas tarefas e podem favorecer também o processo de ensino e aprendizagem de estudantes dentro das instituições de ensino. A facilidade de acesso e os usos dos dispositivos portáteis fazem com que diversas pessoas diariamente produzam conteúdos e divulguem em suas redes digitais de socialização. Desse modo, a produção de conteúdos digitais, sejam eles fotos, vídeos, textos ou áudios, se tornou um hábito na sociedade. Aproveitar algo que é do conhecimento dos alunos a favor da sua aprendizagem pode tornar a produção de conhecimento mais prazerosa e e intelectualmente estimulante para os estudantes. Nesse contexto, Assim, o objetivo dessa dissertação foi analisar processos e produções colaborativas de conteúdos digitais (vídeos) por estudantes, sob a coordenação de uma professora, em uma escola de ensino fundamental I, no município de São Francisco do Conde - Ba, avaliando os resultados da inserção de mídias digitais nas práticas pedagógicas, no contexto da cibercultura. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e analítico, estruturado no modelo multipaper. Foram percebidos resultados positivos no que diz respeito à melhoria da aprendizagem e motivação dos discente em sala de aula, por causa da utilização de uma metodologia diferenciada, que rompe com o modelo tradicional de ensino, em que alunos e professores consomem conteúdos. A pesquisa conclui que a produção colaborativa de vídeos em sala de aula dinamiza as práticas escolares, estimula a produção e compartilhamento de conteúdos, favorece e ampliam saberes associados as nossas vidas ciberculturais.

Presidente - 287781 - EDVALDO SOUZA COUTO
Externo à Instituição - JAQUELINE SOUZA DE OLIVEIRA - IFBA